Deputados se mobilizam para evitar o fechamento do Fórum de Coronel Sapucaia

Deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) se mobilizam para evitar que o Fórum de Coronel Sapucaia, inaugurado há quatro meses, feche as portas. Na tarde desta quinta-feira (16), o presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), e os parlamentares Pedro Kemp (PT), Coronel David (PSL), Barbosinha (DEM), Londres Machado (PSD) e Eduardo Rocha (MDB) reuniram-se com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), Paschoal Carmello Leandro, e com o prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold (MDB), para discutir o assunto. O encontro foi realizado no prédio do TJMS.

O Fórum de Coronel Sacupaia, município com cerca de 15 mil habitantes e situado na fronteira com o Paraguai, foi inaugurado no dia 17 de janeiro deste ano. No entanto, problemas relacionados à segurança levaram o presidente do TJMS a considerar o fechamento do prédio – no mês passado, grupo armado com fuzis e escopetas assaltou uma agência bancária na cidade.

Na reunião da tarde de hoje, por solicitação dos parlamentares, o desembargador Paschoal Carmello decidiu postergar por, pelo menos, mais um mês o fechamento do Fórum. “Pedimos ao presidente do TJ, e ele aceitou, aguardar até o mês de junho para que possamos tentar manter aberto o Fórum de Coronel Sapucaia”, afirmou o deputado Paulo Corrêa.

Ainda de acordo com o presidente da ALMS, os deputados se reunirão, inicialmente, com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para buscar saídas para a situação. “Depois teremos agenda em nível federal”, disse o parlamentar. Ele informou que senadores por Mato Grosso do Sul se comprometeram a discutir este assunto e o problema de segurança na fronteira, de modo geral, com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o presidente Jair Bolsonaro. “Para o nosso Estado, é muito importante o enfrentamento com o crime organizado”, acrescentou Paulo Corrêa.

O desembargador Paschoal Carmello, que avaliou a reunião como “muito produtiva”, considera importante que os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo busquem, em conjunto, solução ao impasse. “Nossa decisão de desativar a comarca, pelo menos temporariamente, é justamente em razão da falta de segurança. É uma fronteira bastante perigosa e nós precisamos a compreensão de nossas autoridades para garantir segurança aos funcionários do Fórum e a toda população de Coronel Sapucaia”, afirmou.

O prefeito Rudi Paetzold deixou a reunião com certo alívio. “A população de Coronel Sapucaia estava muito preocupada com o fechamento do fórum”, disse o gestor municipal, que considerou que houve, na reunião, avanço significativo para solucionar o problema. Se caso feche esse fórum será uma perda enorme para nossa cidade. Nós, que estamos na fronteira, precisamos muito essa situação seja resolvida”, completou.

Fonte: Osvaldo Júnior/Assessoria AL MS