Colesterol muito baixo pode aumentar risco de AVC em mulheres

Estudo da Universidade Harvard mostra que aquelas com níveis inferiores a 70 mg/dl de LDL, o colesterol “ruim”, têm o dobro de chance do problema 

Índices muito baixos de LDL, o colesterol “ruim”, e de triglicérides, a principal gordura adquirida pela alimentação, estão associados a um aumento de risco de AVC hemorrágico em mulheres. Isso foi o que mostrou um estudo da Universidade Harvard publicado nesta quarta-feira (10) no periódico da American Academy of Neurology.

Mais de 27 mil mulheres foram acompanhadas durante 19 anos. Os pesquisadores controlaram dados de hipertensão, tabagismo, atividade física e índice de massa corporal. Ao longo desse período, 137 delas sofreram derrame hemorrágico – sangramento cerebral causado pelo rompimento de uma artéria.

Aquelas com níveis de LDL menores que 70 mg/dl apresentaram o dobro de risco de ter o problema do que as com leituras entre 100 mg/dl e 129 mg/dl – índices menores que 100 mg/dl são considerados normais, segundo o estudo.

Já mulheres com índice de triglicérides abaixo de 75 mg/dl também apresentaram o dobro de chance de um AVC hemorrágico em comparação àquelas com níveis acima de 156 mg/dl. Triglicérides abaixo de 150 mg/dl é considerado saudável.

Não houve associação de AVC com o HDL, o colesterol “bom”, ou o colesterol total.

Colesterol tem papel importante no corpo

Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo corpo. Ele tem um papel importante no organismo, pois forma a parede das células, é matéria-prima para hormônios sexuais, participa da formação da vitamina D, faz parte da capa dos neurônios e colabora na digestão.

O LDL, sigla de lipoproteínas de baixa densidade, o colesterol “ruim”, carrega o colesterol do fígado para o resto do corpo, mas costuma deixar parte dessa carga nos vasos sanguíneos, favorecendo a formação de placas.

O HDL, lipoproteínas de alta densidade, o “bom”, por sua vez, faz o trabalho contrário, recolhendo a gordura acumulada nas artérias.

Já os triglicérides não são colesterol, mas, assim como o LDL e o HDL, são gordura. A diferença é que o colesterol é sintetizado pelo corpo – apenas 30% é adquirido por dieta – enquanto os triglicérides provêm da alimentação, além de serem uma forma de armazenamento energético do corpo. R7