Apesar de 30 presos, PF ainda procura 12 foragidos de operação contra cigarreiros

A Polícia Federal procura 12 investigados foragidos da Operação Teçá, deflagrada na manhã desta quinta-feira para combater máfia de cigarreiros que agia no Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Norte. Ao todo, foram 28 pessoas presas por força de mandados, dentre as quais oito que já estava recolhidas, e duas presas em flagrante por posse de arma e munições.

Foram cumpridos 33 mandados de busca que resultaram na apreensão de 12 veículos, R$ 51 mil em espécie e documentos e dispositivos digitais que contêm informações que vão auxiliar nas investigações. Conforme já noticiado, entre os presos está o agente da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Wilson Luiz.

Ele integrava a organização criminosa que tinha até depósito para armazenar os cigarros que entravam no país do Paraguai para Mato Grosso do Sul. O galpão ficava na cidade de Mundo Novo, a 462 quilômetros de Campo Grande. Contra o PRF preso, segundo a investigação, há indícios de que ele agiria omitindo-se da fiscalização quando a carga de contrabando de cigarros passava pelo posto.

Ao longo de toda a apuração, foram apreendidos 155 veículos, cargas de cigarro e de outros produtos contrabandeados, que superariam R$ 144 milhões. A base da organização criminosa estava em Mato Grosso do Sul e contava com aprimorada rede para internação e transporte de cigarros estrangeiros no território nacional.