Fórum discute inovações para reduzir o metano na pecuária

Evento foi organizado pela JBS em parceria com a Silvateam, além de contar com o apoio de várias empresas públicas, privadas, instituições e órgãos de pesquisas

O Giro do Boi desta segunda-feira, 9, apresentou a primeira de uma série de reportagens feitas durante o Fórum Metano na Pecuária, um importante evento que discutiu as estratégias e as tecnologias para a redução das emissões deste gás de efeito estufa (GEE) relacionado à produção de bovinos no Brasil e no mundo.

O evento, realizado de 4 a 5 de maio na capital paulista, foi uma iniciativa da JBS, líder global em proteína animal, e da Silvateam, indústria especializada no processamento de extratos vegetais para curtir couros de alta qualidade. O fórum também contou com o apoio de várias empresas públicas, privadas, instituições e órgãos de pesquisas.

“Este é o grande desafio da humanidade, da nossa civilização. Nós da JBS temos o nosso core business e nossa essência na produção de alimentos. Nosso sistema é biogênico. Por isso, tomamos essa decisão de ser NET zero em 2040”, disse o executivo Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS durante o encontro.

Para Tomazoni, faltam ainda questões que a ciência ainda deve responder para que a empresa atinja seus objetivos de zerar todas as emissões de gases de efeito estufa dentro de seu processo produtivo.

Iniciativas de ponta

Entre as soluções tecnológicas apresentadas no Fórum, o destaque vai para o trabalho da própria Silvateam, empresa familiar, fundada há 170 anos, e que tem desenvolvido metodologias revolucionárias para o reaproveitamento do couro, como, por exemplo, utilizar as peças e materiais de descarte como matéria-prima de fabricação de fertilizantes.

“Quando termina a vida do couro ou mesmo durante sua produção, invés de ir para o lixo, esse material pode ser reciclado em fertilizante”, diz Michele Battaglia, presidente da Silvateam Brasil.

Outra inovação promissora é de uma tecnologia de aditivos alimentares que possam influir numa melhor digestão dos animais, o que, no final das contas, pode reduzir as emissões de metano, como é o caso do produto Bovaer, lançado pela empresa de nutrição animal DSM durante a COP-26, no ano passado em Glasgow, na Escócia, durante o encontro mundial de líderes de nações que debateram a redução dos GEE e firmaram seus compromissos.

“Com dez anos de pesquisa, trouxemos uma dessas soluções, comprovada cientificamente e que reduz, pelo menos, 30% das emissões de gás metano quando é adicionado, uma pequena porção, ¼ de colher de chá, na ração”, diz o executivo Mauricio Adade, presidente da DSM para a América Latina. CANAL RURAL

Confira no vídeo abaixo a reportagem na íntegra: