Em agosto, Mato Grosso do Sul vai ter o primeiro Encontro de Comitivas Pantaneiras

A programação conta com comidas típicas da região e apresentações culturais referentes a cultura pantaneira

Com início em agosto, Mato Grosso do Sul sediará o primeiro Encontro de Comitivas Pantaneiras, no município de Coxim, considerada a capital nacional das comitivas pantaneiras.

O evento será realizado entre 21 de agosto e 26 de setembro, apenas aos sábados e domingos, das 17h às 20h, na praça da antiga concha-acústica de Coxim.

A programação conta com comidas típicas da região e apresentações culturais referentes a cultura pantaneira.

Com recursos do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FIC), o evento era para ter acontecido no ano passado, mas teve que ser adiado com a pandemia da Covid-19.

De acordo com Secretaria Municipal De Governo e Relações Institucionais (Segov), o projeto foi reformulado para atender aos protocolos de biossegurança e as restrições sanitárias.

spinner-noticia

Mato Grosso do Sul vai ter o primeiro Encontro de Comitivas Pantaneiras – Divulgação

O artesão e pequeno empreendedor pantaneiro, Júlio Pipoca foi o proponente do projeto e alegou que o objetivo é realizar uma manifestação cultural festiva, onde serão celebrados os costumes e tradições das Comitivas Pantaneiras da região de Coxim.

“A Comitiva Pantaneira é a tradição do homem pantaneiro, e é muita coisa que envolve e formam a nossa cultura”, disse.

“A história do homem pantaneiro é o modo de falar, os causos, a culinária típica, o tocar do berrante, as bruacas de carga, a trempe, os arreios diversos, os ritmos regionais, a indumentária pantaneira e um monte de coisas mais. Tudo isso vai ser exposto no encontro”, completou.

Comitivas

Na época das cheias no Pantanal, os criadores de gado precisam transportar os animais para as partes mais altas da região, para qe sobrevivam ao período de alagamento.

Contudo, a compra e venda de gato também pode originar as comitivas. Muitas vezes os animais são comprados de outro estado, então precisam fazer a travessia.

Cada peão que compõe a comitiva possui uma função específica, como o ponteiro, que vai guiando a boiada na frente.

Além do meieiro, que ajuda no meio do grupo, e o culateiro, que controla final da condução. Por fim, ainda acompanha um cozinheiro, cuja função é montar o acampamento e preparar as refeições dos integrantes. CORREIO DO ESTADO