Vendas do comércio caem 1,3% e setor tem pior setembro desde 2000

Vendas do comércio caem 1,3% e setor tem pior setembro desde 2000
Números do IBGE mostram perda de ritmo na recuperação do setor e vendas estagnadas no 3º trimestre. Em 12 meses, avanço desacelerou de 3,3% em agosto, para 2,8% em setembro.
As vendas do comércio varejista brasileiro tiveram uma queda de 1,3% em setembro na comparação com agosto, informou nesta terça-feira (13) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com setembro do ano passado, houve alta de 0,1%.

De acordo com a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, trata-se do pior setembro da série histórica da pesquisa, iniciada em 2000. Além disso, foi o resultado mais negativo desde março de 2017, quando houve queda de 1,9% na comparação com o mês imediatamente anterior.

Os números do IBGE mostram um perda de ritmo na recuperação do setor. Com a queda de setembro, o varejo passou a acumular alta de 2,3% no ano. Em 12 meses, o avanço desacelerou de 3,3% em agosto, para 2,8% em setembro.

A queda das vendas acontece após uma alta expressiva de 2% em agosto – resultado que foi revisado após leitura inicial de alta de 1,3% divulgada anteriormente.

“A base de comparação elevada traz um impacto para este mês de setembro”, ponderou Isabella. Ela lembrou também que no ano passado, no mesmo período, havia ainda a liberação de recursos do FGTS e do PIS, o que promoveu maior consumo das famílias.

No consolidado do 3º trimestre, o setor apresentou estabilidade (estagnação) no comparativo com trimestre imediatamente anterior, após alta de 0,8% no segundo trimestre e de 1% nos primeiros três meses do ano. Já na comparação com o 3º trimestre do ano passado, houve avanço de 1%.

Perda de fôlego

O resultado veio pior que o esperado pelo mercado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 0,20% na comparação mensal e de avanço de 1,60% sobre um ano antes.

Desde abril, quando ocorreu a greve dos caminhoneiros, os resultados acumulados no ano e em 12 meses perderam ritmo de forma sistemática, apresentando ligeira recuperação em agosto, mas voltando a cair em setembro.

“Mas a leitura continua a mesma, de uma trajetória de recuperação. Apesar da perda de fôlego na passagem de agosto para setembro, os resultados acumulados continuam positivos”, destacou a pesquisadora.

Com o resultado de setembro, o comércio ficou 7,3% abaixo do seu nível recorde, alcançado em outubro de 2014. Segundo o IBGE, o patamar atual é equivalente ao do que era observado em novembro de 2015. Em agosto, estava 6,1% abaixo do pico.
Maiores quedas

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e motos e materiais de construção, as vendas caíram ainda mais em setembro: 1,5%.

Segundo o IBGE, 6 das oito atividades pesquisadas registraram queda em setembro. O que mais pesou no resultado negativo de setembro foram as vendas de combustíveis e nos supermercados, que recuaram, respectivamente, 2% e 1,2%, na comparação com agosto. Os dois grupamentos foram também os mais pressionados pela inflação no período.

Vendas do comércio por segmento:

Combustíveis e lubrificantes: -2%
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: -1,2%
Tecidos, vestuário e calçados: 0,6%
Móveis e eletrodomésticos: 2%
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: -0,4%
Livros, jornais, revistas e papelaria: -1%
Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: -0,2%
Outros artigos de uso pessoal e doméstico: -1%
Veículos e motos, partes e peças: -0,1%
Material de construção: -1,7%