Juro do cartão de crédito rotativo sobe para 490% ao ano em março, informa BC

Juro do cartão de crédito rotativo sobe para 490% ao ano em março, informa BC

Juro do cheque especial avançou para 328% ao ano no mês passado. Já a taxa média dos juros cobrados pelos bancos nos empréstimos para pessoas físicas teve queda.
Os juros cobrados pelos bancos em suas operações com cheque especial e cartão de crédito rotativo voltaram a subir em março, após apresentarem queda em fevereiro deste ano, informou nesta quarta-feira (26) o Banco Central.
PUBLICIDADE:

No caso do cartão de crédito rotativo, a taxa passou de 487,8% ao ano em fevereiro para 490,3% ao ano em março deste ano. Com isso, atingiu o maior patamar desde janeiro (497,5% ao ano). A série histórica dessa modalidade de crédito foi revisada.
Já os juros do cheque especial, ainda de acordo com a autoridade monetária, avançaram de 327% ano em fevereiro para 328% ao ano em março, também o maior nível desde janeiro (328,3% ao ano).
Especialistas recomendam que essas modalidades de crédito (cartão e cheque especial) só devem ser utilizadas em momentos de emergência e por um prazo curto de tempo, devido ao custo proibitivo. No caso do cartão de crédito, a recomendação dos economistas é que os clientes bancários paguem toda a fatura no vencimento para não deixar saldo devedor.
Juros do rotativo do cartão até março de 2017 (Foto: Arte/G1)Juros do rotativo do cartão até março de 2017 (Foto: Arte/G1)
Juros do rotativo do cartão até março de 2017 (Foto: Arte/G1)

Mudanças no cartão de crédito e competição bancária

O mês de março foi o último antes das mudanças nas regras do cartão de crédito. Pelas novas normas, que começaram a valer neste mês de abril, o rotativo só poderá ser usado até o vencimento da fatura seguinte. Se na data do vencimento o cliente não tiver feito o pagamento total do valor da fatura, o restante terá que ser parcelado ou quitado.
Fonte: G 1

PUBLICIDADE.