Colheita do milho 2ª safra começa no Estado, segundo Aprosoja/MS

Em todas as regiões, as condições climáticas são favoráveis e as lavouras apresentam bom potencial de produtividade
A colheita do milho 2ª safra 2016/2017 começou em Mato Grosso do Sul, mas ainda de maneira pontual e mais concentrada na região sul do Estado, de acordo com Circular Técnica Nº 215, do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio). O relatório aponta que 0,7% da área plantada em MS foi colhida até o momento.

Ainda segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (29) pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), 16 municípios iniciaram a colheita, sendo sete mais ao norte do Estado e nove ao sul. A única região que não registra início da colheita é a sudeste, onde nenhuma cidade começou os procedimentos uma vez que os produtores aguardam diminuição da umidade dos grãos.

Em todas as regiões, as condições climáticas são favoráveis e as lavouras apresentam bom potencial de produtividade. Pragas, doenças e plantas daninhas encontram-se controladas. A exceção é a região norte, onde nas últimas semanas as chuvas estão escassas. No entanto, as lavouras também encontram-se com bom potencial de produtividade.

Para acesso às informações detalhadas desta semana sobre a safra de inverno, basta realizar cadastro no link: www.aprosojams.org.br, na aba SigaWeb, e visualizar os dados. Confira, por região, quais municípios já iniciaram a retirada dos grãos do campo.

Norte
Cassilândia, Chapadão do Sul e Costa Rica iniciaram a colheita.

Centro-norte
São Gabriel do Oeste iniciou a colheita.

Centro
Terenos e Sidrolândia iniciaram a colheita.

Sudoeste
Itaporã iniciou a colheita

Sudeste
Os municípios visitados não iniciaram a colheita, pois os produtores aguardam diminuição da umidade dos grãos.

Sul
Caarapó, Douradina, Dourados, Fátima do Sul e Vicentina iniciaram a colheita.

Sul-fronteira
Amambai, Aral Moreira, Laguna Carapã e Ponta Porã iniciaram a colheita.

Estimativa de produção

Para o milho 2ª safra 2016/2017, a estimativa da Aprosoja/MS é que o Estado tenha área plantada de 1,800 milhão de hectares, sendo a projeção de volume de produção de 9,180 milhões de toneladas. Com isso, espera-se alcançar produtividade média de 85 sc/ha.

O número estimado de produtividade é 45,5% superior ao efetivamente alcançado na 2ª safra do ano passado, quando houve quebra na produção de milho devido a questões climáticas. Em 2016, a produtividade média do Estado foi de 58,4 sc/ha.

Fonte: Agrolink

PUBLICIDADE.: