Em transmissão ao vivo realizada na página do governo do Estado na segunda-feira (15), o secretário de Saúde, Geraldo Resende, relatou que Dourados tem cinco médicos internados por terem sido infectados pelo novo coronavírus. No total, o município confirmou 1.197 casos de Covid-19.
Dourados tem sido a maior preocupação do Estado devido ao aumento exponencial de casos, além de ter quase a metade de óbitos por coronavírus em MS, conforme informado pelo Dourados News.
Em relação aos demais municípios do Estado, Dourados está disparado em número de confirmações. Em segundo lugar está Campo Grande com 720 casos confirmados, a diferença é que a Capital tem 895.982 mil habitantes, enquanto Dourados tem 222.949 mil, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Durante a transmissão ao vivo desta segunda-feira, o titular da pasta da Saúde alertou sobre o crescimento de casos na região, “A nossa preocupação é muito grande com a macrorregião de Dourados. Nós não podemos negar hoje que é o epicentro do Covid-19 da epidemia no Mato Grosso do Sul”.
Geraldo Resende também ressaltou sobre a necessidade de tomar medidas mais firmes para enfrentar o novo coronavírus, “Isso me chama muito a atenção e mostra que a gente precisa de ter uma atuação muito rápida em Dourados sob pena de depois ocorrer um descontrole total da doença na cidade”, relatou ele.
Covid-19 em Dourados
De acordo com a Prefeitura Municipal, de 1.197 pessoas infectadas em Dourados, 345 são consideradas recuperadas, enquanto 817 estão em isolamento domiciliar. No município há 34 internados, 19 em enfermaria e 15 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte forma: 1.067 no perímetro urbano, 97 da Reserva Indígena Federal, 33 de distritos rurais e 33 de outras localidades.
Consta no boletim que há 5 óbitos no município, três deles ocorridos na última semana, e mais seis de outras localidades.
Situação do coronavírus em MS
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até esta segunda-feira, Mato Grosso do sul havia registrado 3.551 casos confirmados do novo coronavírus. Em um dia foram 118 resultados positivos.
Do total de casos, 1.531 pessoas estão em isolamento domiciliar, enquanto 1.907 são considerados recuperados. De acordo com a SES, ainda há 83 pessoas internadas, sendo que três não são contabilizadas como casos confirmados do Estado.
Em Mato Grosso do Sul foram registradas 22.554 notificações, 16.853 casos foram descartados e 1.207 estão em fase de análise no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen). DOURADOS NEWS