Dólar fecha com baixa de 1,20%, de olho no cenário internacional


O dólar fechou em queda novamente nesta quarta-feira (9), devolvendo parte dos ganhos da véspera, apesar da notícia de atrasos nos testes de uma candidata a vacina para a Covid-19. A moeda norte-americana caiu 1,20%, cotada a R$ 5,2992.

Na véspera, a moeda norte-americana subiu 1,07%, cotada a R$ 5,3636. Na terça-feira, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram informados pela AstraZeneca da suspensão dos testes globais de sua candidata a vacina contra a Covid-19.

A empresa pausou grandes testes em estágio final de sua vacina experimental devido a uma doença inexplicada em um participante do estudo. A notícia do atraso ecoava pelos mercados globais, que estão contando com a vacinação em massa para garantir uma recuperação econômica sustentada diante da pandemia.

“Uma reação negativa dos investidores aos revezes da vacina da AstraZeneca, considerada até agora uma das mais avançadas, parece não estar no escopo do mercado neste momento”, explicaram analistas da Infinity Asset em nota.

Eles também citaram uma pausa nos movimentos de correção de ativos que se espalharam pelos mercados mais amplos depois de fortes perdas nas ações norte-americanas nos últimos dias, atribuindo a resistência a perdas mais profundas a medidas de estímulo de bancos centrais, como o Federal Reserve.

Jefferson Rugik, da Correparti Corretora, também mencionou em nota um movimento de recuperação global diante das quedas recentes, destacando a alta de divisas emergentes pares do real, como o rand sul-africano. Dólar australiano, peso mexicano e peso chileno — outras moedas consideradas arriscadas e cujo movimento o real tende a acompanhar — também avançavam contra o dólar. Na cena local, as atenções seguem voltadas para as discussões em torno do Orçamento de 2021 e da reforma administrativa.

Fonte: Fiems