Crédito de até R$ 100 mil: Conheça o Empréstimo Caixa para negativados

Caixa concede crédito de até 100 mil reais para negativados. Penhor de bens e FGTS podem ser usados como garantia de pagamento.

Por Lara Fernandes4 de janeiro de 2020

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por uma pessoa com o CPF negativado é a de conseguir empréstimo. Para que pessoas inadimplentes possam usufruir desse serviço financeiro, a Caixa Econômica Federal disponibiliza uma concessão de crédito livre sem consulta ao SPC e Serasa. 

A modalidade é direcionada para quem está com nome sujo e concede até 100 mil reais de crédito livre. Como garantia de pagamento, o banco aceita o penhor de bens e o FGTS. Confira como funciona cada um desses métodos.

Penhor

A garantia de pagamento dessa modalidade de empréstimo é a penhora de um bem de valor equivalente. Por causa disso, esse é um dos métodos mais acessíveis e de aprovação fácil. Nessa modalidade, o valor do empréstimo a ser disponibilizado é calculado com base em 85% do valor de mercado do bem penhorado.

Alguns objetos aceitos como bem de penhor são joias em ouro de, no mínimo, 12 quilates, metais nobres, relógios, pérolas e outros bens. Caso as parcelas não sejam pagas, acaba gerando mais inadimplência para o cliente e o penhor é leiloado.

Garantia do FGTS

Como a Caixa é a responsável pelas contas relacionadas ao Fundo de Garantia do Trabalhador (FGTS), o fundo também é aceito como garantia de pagamento do empréstimo. Dessa forma, a inadimplência das parcelas é resolvida com a retirada direta do FGTS da quantia correspondente à dívida. 

O valor concedido nessa modalidade é de 10% do saldo disponível na conta do fundo e de 40% da multa quando há demissão sem justa causa. Para solicitar, a empresa precisa ter aderido ao serviço. É necessário entrar em contato com o setor de Departamento Pessoal (DP) ou de Recursos Humanos (RH) para buscar mais informações.