Se confirmado, será o primeiro caso da doença no país. Até o momento, Ministério da Saúde investiga quatro casos suspeitos
25/02/2020 20:34
,ATUALIZADO 25/02/2020 20:47
OMinistério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, investiga possível caso de coronavírus em São Paulo, após teste em homem que veio da Itália ter dado positivo. O caso vai para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova.
De acordo com a pasta, o resultado do segundo exame será divulgado nesta quarta-feira (26/02/2020), por volta das 11h.
O Hospital Albert Einstein registrou a notificação do caso suspeito em 25 de fevereiro. Trata-se de um homem de 61 anos, que viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.
“No atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, informou o Ministério da Saúde.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Este processo de validação dos resultados está em curso e o ministério divulgará o laudo final da investigação oportunamente. A pasta recomenda, portanto, cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.
As secretarias estadual e municipal de São Paulo estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) junto à companhia aérea. Todas as ações e medidas seguidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da OMS e diariamente atualizações são informadas em coletivas e boletins epidemiológicos. Metrópoles/ Globo