Consumidor vai encontrar arroz mais caro até a próxima semana

O arroz ficará mais caro em todo o Brasil até o início da próxima semana. Pelo menos é o que indica o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), que pertence à USP (Universidade de São Paulo). A razão é simples: Há 15 dias, o valor da saca de 60 kg subiu para R$ 75 e hoje o valor foi acrescido e, 1,72%, chegando a R$ 76,42.

De acordo com nota técnica do Cepea, a demanda por arroz se manteve alta em virtude da valorização dos preços do trigo, precisamente na farinha de trigo, biscoito, pão e macarrão. O consumo de arroz vinha caindo no Brasil nos últimos dois anos, mas com o início da guerra entre Rússia e Ucrânia essa tendência se reverteu. Os dois países produzem trigo e pararam de vender. No caso do arroz, os preços – só neste mês e saindo do produtor – foram majorados em 3,38%.

Agricultores do Rio Grande do Sul, maior estado produtor, estão rindo à toa, assim como outros Estados produtores, como, por exemplo, Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina, Goiás, Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em caso de redução de oferta, o Cepea estima uma disparada de preços ainda mais rápida. Em termos de estimativa, a oferta para este ano será 12% menor na produção nacional. MIDIAMAX