Conheça os sintomas, causas e tratamentos eficazes para a rinite

O diagnóstico da rinite alérgica é associado a um conjunto de sintomas que afetam o nariz, que ocorrem quando você inala algo a que é alérgico ou consome alimentos aos quais é sensível.

Para entender como se pode controlar a rinite alérgica, é preciso entender o que essa condição realmente é. A rinite é uma forma de reação alérgica que pode ocorrer ao inalar pequenas partículas transmitidas pelo ar chamadas alérgenos através do nariz ou da boca.

Pacientes com a doença apresentam sintomas que incluem congestão nasal, espirros, obstrução do ouvido e dificuldades respiratórias, coceira nos olhos e nariz, e dor de garganta.

A rinite é relativamente comum, pode afetar todos os grupos etários e ocorrer em qualquer momento do ano. “Ele pode incomodá-lo com a mudança sazonal ou durante todo o ano. A rinite alérgica geralmente tem um histórico familiar. Pode ser causada pela exposição a certos alérgenos frequentemente presentes em nossos ambientes internos e externos imediatos – ácaros, plantas, mofo, insetos. Mesmo excrementos de pombo podem causar alergias. Também é visto em alguns pacientes de asma”, explica o Dr. Gabriel Lasarte, professor da Faculdade de Medicina de Navarra, na Espanha.



O diagnóstico é feito através de um exame médico e avaliação do histórico médico e familiar. Assim, os sintomas são monitorados ao longo do tempo para identificar desencadeadores de alergia. “Alguns testes são recomendados, incluindo o método de teste por picada de pele seguido por um teste de sangue específico de soro. No entanto, o teste cutâneo por picada é o método mais confiável e rápido, com base no qual a imunoterapia pode ser considerada”, diz.

A prevenção é simples: “A rinite alérgica não é contagiosa e persiste com a exposição contínua a alérgenos. Principalmente, limitar ou eliminar a exposição é uma abordagem recomendada para prevenção e cura”, afirma o médico.

Ele acrescenta que as medidas de prevenção simples incluem manter a limpeza no ambiente e a higiene pessoal (lavar as mãos após o contato com animais de pele) e evitar brinquedos macios sobre a cama. A exposição do colchão à luz solar também pode reduzir a exposição dos ácaros do pó. “No entanto, a remoção completa da exposição não é possível. A rinite alérgica pode ser gerida por medicamentos na forma de comprimidos e sprays nasais”, conclui.

Foto destaque: Mulher com rinite.Reprodução/AP