Compensa mobiliar um imóvel para alugar?

Veja se vale a pena oferecer um imóvel mobiliado para o inquilino.

Créditos: Freepik

Quem coloca um imóvel para alugar tem o desafio de encontrar um bom inquilino. Para isso, é preciso oferecer algo que chame a atenção e convença aquela pessoa a fechar negócio com você. Divulgação é uma das principais formas de mostrar que possui casas e apartamentos disponíveis, mas o mercado é concorrido, então é preciso se diferenciar e se destacar.

Como formas de se diferenciar, os proprietários têm feito reformas e trabalhado em uma boa divulgação, ressaltando a qualidade de seus imóveis. Fotos de alta qualidade, permitindo uma visão mais completa do espaço e até vídeos atraem mais interessados. No entanto, existem outras formas de conquistar as pessoas, como a oferta de um apartamento ou casa mobiliado.

Para o locatário, algo muito útil, já que não terá que se preocupar com a compra de móveis e pode ter uma ideia de como é viver naquele local, se tem o conforto que ele busca. Mas será que a ideia compensa para o locador?

Principais vantagens de mobiliar um imóvel

Para entender se vale a pena mobiliar uma casa ou apartamento antes de coloca-la para alugar, conheça algumas das principais vantagens de apostar nessa ideia.

Negociação facilitada

Quem pretende atrair pessoas que estão em busca do primeiro imóvel para alugar e ainda não tem mobília, pode encontrar mais facilidade na hora de negociar. Por mais que o preço esteja mais alto, a explicação está em já ter os móveis disponíveis. Ou seja, assim que fechar contrato, o inquilino pode se mudar e morar com conforto.

Foco no aluguel com contratos menores Pessoas que não pretendem passar muito tempo no mesmo lugar não podem ficar carregando a mobília para todos os lados. Assim, focam em casas e apartamentos que ofereçam tudo. Se você quer atender esse público, conseguirá atraí-lo com mais facilidade se oferece o

imóvel mobiliado. Além dos contratos com menos de um ano de duração, também pode aproveitar alugueis de temporada, se o imóvel estiver na praia, por exemplo, ou de apenas dias e semanas.

Decoração ao seu gosto

Se você não gosta que o inquilino faça muitas modificações na decoração, mobiliar pode ser uma boa escolha. Tudo fica ao seu gosto e quando o locatário deixa o imóvel é mais fácil apresentá-lo a outras pessoas.

Personalizar para elevar o padrão

Se o apartamento ou casa tem boa localização, podendo competir com imóveis de alto padrão – e seu objetivo é atrair um público que valoriza essa questão – oferecer o imóvel mobiliado representa uma forma de personalizar. A tendência é atrair quem realmente se interessa pelo estilo de decoração que você investiu.

Mais rentabilidade

Você pretende ganhar um pouco mais com o aluguel de um imóvel? Então, mobiliar é a ideia perfeita. Em média, o lucro obtido aumenta em 30%, principalmente porque a oferta de apartamentos e casas mobiliados ainda é pequena. Como está trazendo um benefício extra ao inquilino, tem total direito de aumentar o valor do aluguel.

Foco no essencial

Existem duas maneiras de mobiliar um espaço para alugar. Pode ser oferecendo a casa completa, incluindo sofás e camas, ou algo mais simples, como os armários da cozinha, o gabinete do banheiro e o guarda-roupa dos quartos. Vale a pena pensar no que é essencial para você e no quanto deseja valorizar o imóvel.

Tamanho da mobília

Os móveis podem ser planejados para caber no espaço disponível. Essa ideia se torna ainda mais atraente quando se trata de um apartamento pequeno. Com a mobília ali presente é possível mostra que mesmo com poucos metros quadrados o inquilino conseguirá encontrar um local confortável e bom para se viver.

Rapidez na mudança

Se você tem pressa em ocupar o imóvel novamente, o inquilino anterior consegue deixar o espaço mais rapidamente. Como não tem móveis para levar, ele simplesmente vai embora assim que o contrato se encerra. Então, se você quiser, pode permitir um novo locatário em questão de poucos dias. Ou seja, o imóvel não fica parado e sem ninguém morando ali.

Desvantagens de entregar um imóvel mobiliado para alugar

Apesar de ter seu lado positivo, a alugar casas em Londrina e apartamentos mobiliados também pode ter desvantagens para o proprietário. As principais delas são:

Gastos a mais Móveis não são baratos e você terá que arcar com esse custo. Além disso, pode precisar lidar com consertos.

Então, terá um gasto a mais na hora de preparar o apartamento ou casa para alugar. Por mais que você possa cobrar um pouco mais no aluguel, coloque no papel se o retorno irá cobrir esse investimento na mobília.

Possibilidade de danos

Um dos riscos de se entregar um imóvel mobiliado é de que o inquilino danifique a mobília. Ninguém está livre disso, afinal, acidentes acontecem. O detalhe é que a responsabilidade por consertar ou substituir o móvel será sua e não do locatário. Uma forma de resolver o problema – e diminuir a desvantagem – é incluir em contrato que qualquer dano aos móveis será cobrado do inquilino.

Público-alvo mais restrito

Não são todas as pessoas que estão em busca de imóveis mobiliados, até porque gostam de fazer sua própria decoração e ter suas próprias coisas. Assim, você acaba perdendo alguns interessados. De qualquer maneira, em um mercado cada vez mais competitivo, essa desvantagem não pesa tanto assim, já que você oferece um imóvel diferenciado.

O que vale mais a pena?

Para decidir o que vale mais a pena é interessante pesar o que você pretende ao alugar o seu imóvel. Quer atrair um público específico? Cobrar um pouco mais caro e valorizar o espaço? Se respondeu sim para essas questões, para você é indicado mobiliar a casa ou apartamento antes de colocá-la para alugar.

Agora, se você pretende atingir um público amplo, incluindo pessoas que já possuem a própria mobília, talvez seja melhor deixar o espaço vazio ou focar apenas em móveis mais simples, como os do banheiro e da cozinha.

Você acredita que entregar um imóvel mobiliado vai te ajudar a conquistar mais interessados? Então, não perca tempo e comece hoje mesmo a pesquisar quais móveis farão parte da casa e apartamento.