Comitê avalia reabertura de igrejas e shopping

O Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus avalia a reabertura de templos religiosos e do Shopping Avenida Center em Dourados. Conforme Alexandre Mantovani, advogado e membro do Comitê, existe a possibilidade de uma nota técnica durante esta semana que divulgue a permissão para que estes locais retomem as atividades. 

Ele informou que a situação está sendo debatida, sem deixar de lado as medidas recomendadas pela OMS (Organização Munidal de Saúde) para prevenção do Coronavírus, tais como evitar aglomeração, medidas sanitárias, disponibilização de álcool em gel. 
O comitê que tem reuniões virtuais constantes debateu o assunto neste sábado (2/5), pela manhã. 

É possível conforme Mantovani que seja permitido às igrejas a reabertura, contanto que haja certa distância entre os frequentadores da igreja, uso de máscaras das pessoas que recebem os fieis, sendo que ainda está sendo avaliada a permissão da utilização de apenas de 30% do espaço nestes locais.

Ainda conforme ele, este último ponto preocupa, já que no caso de templos maiores, 30% do uso do espaço pode corresponder a certa aglomeração. 

 “Se o tempo abriga  mil pessoas, se atuar com 300 estamos ainda um cenário de aglomeração”, frisou ao citar que há a possibilidade que se limite o número de pessoas nestes locais a 50.  

No caso do Shopping, Mantovani informou que as medidas para a retomada do funcionamento, devem envolver uso de mascaras, álcool em gel e não permissão ao retorno de atividades do cinema, bem como exposições diversas no local. DOURADOS NEWS