Com 86 torres 5G, Mato Grosso do Sul é o 13° em conexão e fica à frente de SC, ES e MT

Pouco mais de um mês depois de a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberar o sinal de 5G para Mato Grosso do Sul, a região já tem 86 torres de conexão para o serviço. Com o total de redes, MS ocupa a 13ª posição no ranking de estados com maior conectividade, à frente de locais como Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso, por exemplo. 

De acordo com dados da Anatel, das 86 estações ativas, a maioria fica em Campo Grande, um total de 77. No entanto, o serviço também avançou no interior do Estado com a instalação de nove torres em Três Lagoas, todas elas inseridas em fazendas na área rural da cidade.

O painel aponta ainda que a maioria das linhas, 33 delas, são da operadora TIM, 30 da Claro e 23 pertencem à empresa Vivo. 

200 usuários no 5G

Anderson Silva Machado, representante da TIM em Mato Grosso do Sul, afirma que em Campo Grande a conexão 5G atende cerca de 47 bairros da cidade, com média de até 200 usuários conectados simultaneamente todos os dias. 

Segundo ele, uma torre foi instalada a cada 100 mil habitantes da Capital, até meados de 2023. A empresa pretende reduzir a média para uma torre a cada 50 moradores. 

“A conexão é  distribuída de acordo com a demanda de tráfego, em alguns pontos, a gente identifica uma velocidade até 20 vezes maior se comparado ao 4G, por exemplo. Isso permite uma latência muito menor no tempo resposta dos equipamentos conectados”, pontua. 

De acordo com o representante da TIM, a empresa tem intenção de ampliar a rede 5G para municípios do interior, no entanto, para isso depende da sinalização da Anatel, responsável pela liberação do sinal de maior velocidade. 

Sem previsão para o 5G no interior

Nossa reportagem questionou a Anatel sobre as tratativas para que a conexão seja levada ao interior, no entanto, não tivemos retorno. A informação mais recente é a de que o serviço chegou a todas as capitais do País e que há estudos de ampliação. 

Enquanto o interior não é atendido, na Capital o 5G se limita majoritariamente às regiões do Centro. Segundo Painel da Anatel há torres instaladas nas avenidas Afonso Pena, Raul Pires Barbosa e em ruas como a Barão do Rio Branco, Rui Barbosa Pernambuco, Manoel Inácio de Souza e Vitório Zeola.

Confira a lista completa dos endereços das torres 5G clicando aqui.

Celulares com tecnologia 5G

Para ter acesso ao 5G, que é a tecnologia que substitui o 4G e promete mais velocidade e eficiência na navegação, são necessárias várias etapas. Depois da liberação do sinal pela Anatel, as operadoras precisam se preparar em termos de estrutura para receber e oferecer o sinal standalone. Já o usuário precisa de um smartphone compatível com o 5G e um chip que também suporte a tecnologia.

A Anatel disponibiliza um painel de informações onde é possível consultar os smartphones 5G certificados e homologados. A agência recomenda que antes de adquirir um celular, o cliente verifique o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consulte a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede.

Ao conferir se o mo delo do seu celular está na lista, é importante verificar se ele tem a operação SA que significa compatível com o 5G Standalone. Na lista dos compatíveis está, por exemplo, o Xiaomi 12, Motorola Edge 20, iPhone 13, Nokia G50 e Galaxy S21.

Confira a lista completa NESTE LINK.

MIDIAMAX