Churrascaria vegana será inaugurada neste domingo em Porto Alegre

RUNA VIESSERI

  • Zero Hora
Na imagem, "carne" à base de seitan com vegetais, ao molho de alho e à milanesa
Na imagem, “carne” à base de seitan com vegetais, ao molho de alho e à milanesaFelix Zucco / Agencia RBS

Será inaugurada no próximo domingo (29) a churrascaria vegana do Picanhas Grill Veg, no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre. O local contará com ilha de grelhados, bufê com pratos quentes, salada e sobremesas, além dos espetos de “carnes” que serão passados nas mesas. O diferencial é que essa churrascaria não vai servir nada de origem animal, seja carne ou derivados, como ovo, leite e queijo.

Para evitar aglomeração, o espaço irá funcionar mediante reservas, das 10h30min às 15h30min. Até esta quinta-feira (26), cerca de cem pessoas já tinham feito suas reservas para domingo, conforme a dona do local, Zelinda Lima. Os grupos são separados por faixa de horário, e a casa irá atender no máximo 40 pessoas por vez.

O local promete funcionar da mesma forma que uma churrascaria, com os espetos passando pelas mesas. Só que no lugar de carnes entram as adaptações, feitas à base de seitan (que vem do glúten do trigo) e soja, por exemplo, servidos ao molho de alho, com vegetais, recheados e à milanesa. O cardápio também conta com salsichão, pernil, calabresa, entrevero, bife à parmegiana, polenta na chapa, pão de alho e abacaxi assado com canela.

A casa também oferece 10 pratos quentes, entre estrogonofe de glúten, purê de batata, couve-flor à milanesa, massas, arroz e feijão. Algumas “friturinhas” já conhecidas de clientes do restaurante também vão compor o bufê, como enroladinho, coxinha, pastel de queijo e anel de cebola. Além disso, serão servidas oito opções de saladas e seis de doces, incluindo bolo de chocolate e mousses.

A churrascaria vai funcionar sempre aos domingos, das 10h30min às 15h30min, no valor de R$ 56 por pessoa. Nas quintas, sextas e sábados, o restaurante funciona à noite, apenas com refeições por delivery.

O local vai oferecer álcool gel, luvas para o bufê e aferição da temperatura dos clientes na entrada.

Local também vai oferecer pratos quentes e sobremesas
Local também vai oferecer pratos quentes e sobremesasFelix Zucco / Agencia RBS

Segundo a empresária, um novo modelo de churrascaria já vinha sendo pedido pela clientela. Fundado há cerca de seis anos, o restaurante atuava como uma churrascaria tradicional até junho de 2020, quando a família decidiu “veganizar” o negócio. Perto da inauguração, eles se preparam para o novo desafio:

— A gente trabalha no ramo da alimentação há muitos anos, estamos confiantes, mas claro que gera um pouco de nervosismo. A gente aqui em casa, que já é boa de garfo, está comendo ainda mais nos últimos dias para segurar essa ansiedade. Mas vai dar tudo certo — brinca Zelinda.

Churrascaria irá funcionar no bairro Rubem Berta
Churrascaria irá funcionar no bairro Rubem BertaFelix Zucco / Agencia RBS

Serviço

  • O quê? Inauguração da churrascaria vegana do Picanhas Grill Veg
  • Quando: domingo (29), das 10h30min às 15h30min
  • Quanto: R$ 56 por pessoa
  • Onde: Avenida Plínio Kroeff, 1.893, bairro Rubem Berta
  • Como fazer: reservas pelo telefone (51) 99879-7956