CEM ANOS DE UMA TRAGÉDIA NO RIO PARANÁ.

O mes de junho marcou o centenário do trágico incidente com o navio “Villa Rica” (foto, com destaque para Roque Chacón comandante da nave), de propriedade do obrageiro argentino Julio Tomaz Allica, que tinha seu empreendimento localizado no atual distrito de Porto Mendes, município de Marechal Cândido Rondon.

No começo da madrugada do 04 de junho de 1922, o vapor que havia zarpado do porto de Posadas com destino a Porto Mendes, estava ancorado às margens paraguaias, nas proximidades de Hohenau, para efetuar um carregamento de bolsas de milho.

Sentindo um forte cheiro de gasolina, um sentinela, displicentemente, tomou uma lamparina de querosone e foi conferir o compartimento na proa, onde estava 10.200 litros de gasolina acondiconanados em tambores. O ato imprudente do segurança desencadeou um grande incêndio seguido, alguns minutos depois, de uma enorme explosão que partiu a embarcação ao meio, provocando o imediato afundamento.

Viajavam na nave aproximadamente 130 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Os turistas viajavam para visitar as Cataratas do Iguaçu e os trabalhadores, com quase toda a certeza, vinham para trabalhar na obrage de Allica.

Do total de viajantes, cerca de 40 pessoas perderam a vida, queimadas ou afogamento.

O Projeto Memória Rondonense reuniu várias crônicas recentes sobre esse catastrófico episódio, as quais encontram-se para leitura neste link: http://www.memoriarondonense.com.br/…/naufragio-do…/102/