Brasil registra 2.760 mortes por Covid em 24 h e total passa de 491 mil

A média móvel de mortes ficou em 1.980 óbitos por dia -o número está há 145 dias acima de mil mortes diárias, considerado um patamar bastante alto

O número total de mortes desta terça é o maior em 41 dias, mas carrega em si o represamento dos dados do final de semana, quando os registros são menores por causa da diminuição nas equipes que trabalham na área.

A média móvel de mortes ficou em 1.980 óbitos por dia -o número está há 145 dias acima de mil mortes diárias, considerado um patamar bastante alto.

A média é um instrumento estatístico que busca amenizar variações nos dados, como os que costumam acontecer aos finais de semana e feriados. O dado é calculado pela soma das mortes dos últimos sete dias e pela divisão do resultado por sete.

Os dados do país, coletados até às 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.