BRASIL.contabilizam 7.011 infectados em todos os estados e 251 mortos.

Casos de coronavírus no Brasil em 2 de abril

Secretarias estaduais de saúde contabilizam 7.011 infectados em todos os estados e 251 mortos. Espírito Santo e Sergipe registram suas primeiras mortes.

Por G1 — São Paulo

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 11h50 desta quinta-feira (2), 7.011 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 251 mortes pela Covid-19.

Minas Gerais confirmou que alcançou seis mortes e 370 casos no Estado nesta manhã. A Bahia chegou a três mortes, e o Espírito Santo confirmou sua primeira morte: um paciente de 57 anos, que estava internado no hospital Jayme dos Santos Neves, em Serra.

Sergipe confirmou as duas primeiras mortes pela doença no estado: uma mulher de 61 anos que era diabética, hipertensa, com histórico de doença vascular periférica; e um homem de 60 anos, hipertenso, que havia chegado de São Paulo há 15 dias.

Hoje foram registrados novos casos também no Rio Grande do Sul e no Pará.

Ministério da Saúde atualizou seus números nesta quarta-feira (1º), informando que oBrasil tem 241 mortes e 6.836 casos confirmados de coronavírus.

O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março). Outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias (de 21 a 27 de março) e quase 4.000 casos de 27 de março a 2 de abril, quando a contagem superou os 7.000 infectados.

Casos de coronavírus no Brasil1º caso confirmado em 26 de fevereiro, e 1º morto em 17 de março; os dois eram do estado de SPFonte: Ministério da Saúde até 15 de março; secretarias estaduais da Saúde a partir de 16 de março.

23 mil testes à espera do resultado

00:00/06:54

Covid-19: Brasil tem ao menos 23 mil testes de coronavírus à espera do resultado

Covid-19: Brasil tem ao menos 23 mil testes de coronavírus à espera do resultado

O Brasil tem ao menos 23,6 mil testes do novo coronavírus (Sars-CoV-2) ainda à espera do resultado. Esse número é 3,4 vezes maior que o total de casos confirmados (6,9 mil) neste balanço das secretarias de Saúde. Para especialistas ouvidos pelo G1, tal discrepância indica que pode haver muito mais gente com a doença Covid-19 no país.

O G1 procurou as Secretarias de Saúde de todos os Estados e do Distrito Federal para saber quantos testes estão na fila. Apenas dez responderam até o início desta manhã: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Veja mais na reportagem.

Essa subnotificação de registros tem duas causas: a falta de testagem maciça no Brasil e e a demora para finalizar essas análises já iniciadas mas não concluídas.

Pesquisadores explicam que a quantidade de kits insuficiente e o gargalo na hora de analisar as amostras coletadas dificultam a realização de cálculos que mostrem o real avanço do surto no país. E fazem um alerta: como o Ministério da Saúde recomenda que sejam testados apenas pacientes graves, existe a chance de ser considerável o percentual de “positivos” nesse universo de pessoas já submetidas ao exame.

Einstein quer testar novo tratamento

Hospital Albert Einstein espera autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para começar a fazer testes clínicos para tratamento de doentes em estado grave com plasma de pacientes que já se recuperaram do coronavírus. A pesquisa ainda não teve início e o protocolo para os testes dependem de avaliação prévia da comissão.

Nos Estados Unidos, a agência que regulamenta medicamentos, a Food and Drug Administration (FDA), autorizou o tratamento experimental contra a Covid-19 usando plasma de pacientes que já se recuperaram da doença provocada pelo novo coronavírus. Um estudo feito com cinco pacientes graves internados em um hospital da China, usando o mesmo método, já demonstrou eficiência.