Brasil cai para 10ª posição em ranking de combate à corrupção na América Latina

O levantamento do fórum Americas Society, em parceria com a Control Risks, avalia a capacidade de 15 países latino-americanos de identificar, punir e prevenir casos de corrupção. É terceira queda seguida do Brasil no ranking.

Por Jornal da Globo

Segundo um levantamento do fórum Americas Society, em parceria com a Control Risks, o Brasil caiu quatro posições no Índice de Capacidade de Combate à Corrupção (CCC). Em 2021, o país era o  colocado, e agora passou para o 10º lugar. É terceira queda seguida.

Esse índice avalia a capacidade de 15 países latino-americanos de identificar, punir e prevenir casos de corrupção.

O levantamento é dividido em três categorias: capacidade legal; democracia e instituições políticas; e sociedade civil e mídia. São analisadas 14 variáveis, incluindo a independência das instituições jurídicas e a quantidade de recursos disponíveis para combater crimes de colarinho branco.

Veja a colocação de cada país:

  1. Uruguai
  2. Costa Rica
  3. Chile
  4. Peru
  5. República Dominicana
  6. Argentina
  7. Panamá
  8. Colômbia
  9. Equador
  10. Brasil
  11. Paraguai
  12. México
  13. Guatemala
  14. Bolívia
  15. Venezuela

Segundo a pesquisa, um dos itens em que o Brasil mais retrocedeu foi na independência e eficiência das agências anticorrupção. A queda na pontuação nesse quesito foi de 19%.

Dos cinco itens em que o Brasil ficou abaixo da média, dois tem relação com a política e com o Congresso.

O presidente do Instituto ‘Não Aceito Corrupção’, Roberto Livianu, disse que esse resultado demonstra o enfraquecimento das instituições e também da legislação.

“Nós vivemos um momento muito complicado, muito crítico. Temos tido retrocessos no ano passado. Tivemos um esmagamento da lei de improbidade administrativa, a lei mais importante do país em matéria de combate à corrupção, a lei da ficha limpa também”, conta.