Bolsonaro defende criação de tilápias no lago da usina de Itaipu

Chefe do Executivo se reuniu em Brasília, nesta quarta-feira (24), com Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta quarta-feira (24) com Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai, no Palácio do Planalto, em Brasília. No encontro, os chefes discutiram a relação entre Brasil e Paraguai e projetos de diversos temas, entre eles a criação de tilápias no lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu, administrada por ambas as nações. O projeto, no entanto, precisa de aprovação do Parlamento do país vizinho.

“Estaremos concluindo a segunda ponte com o Paraguai em meados do ano que vem. Também, nos próximos dias, estaremos em Carmelo Peralta, Porto Murtinho, assinando a segunda ordem de serviço da terceira ponte com o Paraguai. Veio o senhor presidente da nação amiga tratar do anexo C de Itaipu binacional”, afirmou Bolsonaro em coletiva de imprensa.

“Demos mais um passo para a criação de tilápias no lago do Itaipu. Isso passa pelo Parlamento do Paraguai, e há uma enorme boa vontade por parte do governo local, aqui presente, porque é muito bom para os nossos países. Caso isso se concretize, o Brasil crescerá em 40% da sua quantidade de pescado”, complementou.

A criação de tilápias foi alvo de uma reunião entre os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Denis Lichi (Agricultura do Paraguai) em julho de 2019. O encontro ocorreu em Assunção e, na ocasião, o secretário da Pesca, Jorge Seif, disse que o governo paraguaio deveria alterar a legislação para permitir a criação dos peixes.

O crime organizado também foi discutido no encontro desta quarta-feira entre Bolsonaro e Benítez. “O Paraguai tem nos ajudado e muito nessa questão. Inauguramos há pouco mais um radar, em Ponta Porã, e basicamente toda a nossa fronteira está blindada com esse radar”, comentou o presidente brasileiro