Bolsa opera em alta e dólar cai 0,86%, a R$ 4,248, após tombo na China

Do UOL, em São Paulo

dólar comercial operava em baixa e a Bolsa subia. Por volta das 16h, a moeda norte-americana tinha queda de 0,86%, a R$ 4,248 na venda, enquanto o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, avançava 0,93%, aos 114.823,81 pontos.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

Coronavírus preocupa investidores

No radar dos investidores permanecia o surto de coronavírus na China. Os mercados acionários do país asiático despencaram hoje na volta do feriado do Ano-Novo Lunar, o que já era esperado após dez dias sem operar.

“A realidade imposta pelo surto do novo coronavírus, originado na China, tem apresentado motivos de sobra para o mercado se preocupar, tanto no curto quanto no médio prazo, sendo consensuais as apostas de sérios impactos negativos no desempenho da segunda maior economia global”, disse em nota a corretora Commcor.

No entanto, a corretora citou que uma recuperação nos mercados europeus e futuros norte-americanos mostram “algum sinal de resiliência” diante do surto de coronavírus.

Outro indício de melhora do sentimento era a queda de divisas consideradas refúgios seguros, como iene japonês e franco suíço.

*Com Reuters