Bolívia prende cocaína que seria de traficante extraditado para o Brasil

Droga que estava com cinco pessoas pode pertencer a traficante extraditado da Bolívia para o Brasil

Rosana Siqueira

Policiais bolivianos apreenderam mais de uma tonelada de cocaína. (Divulgação)

Policiais bolivianos apreenderam mais de uma tonelada de cocaína. (Divulgação)

Após serem flagrados com mais de uma tonelada de cocaína que seria enviada da Bolívia para a Bélgica, cinco pessoas foram presas na sexta-feira (10), sendo três mulheres e dois homens. De acordo com informações de autoridades bolivianas da Força Especial de Combate ao Tráfico de Drogas (Felcn) a droga pode pertencer ao narcotraficante boliviano Pedro Montenegro, que foi extraditado para o Brasil. Ele foi entregue para a Polícia Federal de Corumbá no final de novembro passado. As informações são do jornal El Deber, da Bolívia e foram publicadas no Diário Corumbaense.

O ministro de Governo, Arturo Murillo, enfatizou durante coletiva a e imprensa que a empresa Exporting Daysol “Import-Export” era usada para esconder entorpecente em mercadorias, que saíam por terra até a cidade de Arica e depois eram carregadas em contêineres para, por rota marítima, chegasse à Europa.

A droga foi “camuflada” em horcones fabricados em Santa Cruz, habilmente preparados para o carregamento da cocaína. 

“Os horcones estavam sendo exportados como se fossem madeira preciosa, desta vez mais preciosa do que nunca, porque colocaram uma tonelada e meia de drogas no meio”, falou o ministro.

A operação também teve a participação da Aduana Nacional e foi realizada no setor de Senkata, na cidade de El Alto.

Ligação – Arturo Murillo disse que os presos teriam ligação direta com Pedro Montenegro, extraditado para o Brasil pelo crime de tráfico de drogas. “(Montenegro) tem que contar quem eram seus parceiros na Bolívia”, afirmou o ministro se referindo a possível ligação de autoridades daquele País, flagradas em fotos com Montenegro.

Para o ministro, a droga apreendida é “quase histórica”, porque significam 4 milhões e 600 mil dólares do tráfico de drogas na Bolívia. Na Bélgica, poderia render 64,5 milhões de dólares aos traficantes. Campogrande news