Bebê morre com Covid e é 6ª criança vítima da doença em MS; Estado teve 46 mortes em 24h

Redação
Cenário MS

Mato Grosso do Sul já soma 211.282 casos confirmados de Covid-19, com 1.280 novos registros neste domingo (28). Foram registradas mais 46 mortes, conforme o boletim epidemiológico do novo coronavírus, apresentado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). A vítima mais jovem foi um bebê com menos de um ano de idade.O caso é de Ponta Porã. Durante todo o período da pandemia, o Estado já tem seis crianças vítimas da Covid-19 e uma adolescente.

A última morte de criança causada pelo coronavírus havia sido registrada no mês passado, a vítima também era um bebê de menos de um ano. O bebê tinha comorbidades, como síndrome de down e era residente em Campo Grande. Não foi a primeira criança com síndrome de down a morrer por complicações do coronavírus. Em janeiro, uma menina de oito anos com síndrome de down também morreu pela Covid-19 em Ribas do Rio Pardo.

Em dezembro, foi registrada a morte de uma menina de nove anos por complicações do coronavírus. A criança era de Naviraí, e ela tinha comorbidades, como asma e doença neurológica crônica. Em novembro, a vítima foi uma menina de oito anos, da cidade de Sidrolândia. A menina era portadora de Insuficiência Renal Crônica.

Em outubro, o estado registrou a primeira morte de uma criança em decorrência do coronavírus. A vítima era um menino de cinco anos, que teve o diagnóstico positivo para a doença. Segundo informações divulgadas pela secretaria, o menino era autista e tinha comorbidades, como asma e obesidade

Novos óbitos

Com os novos óbitos, o total de vítimas fatais em MS chega a 4.123 mortes desde o início da pandemia. As mortes foram registradas nas seguintes cidades: Campo Grande (19 óbitos), Sidrolândia (6), Corumbá (5), Paranaíba (5), Naviraí (4), Três Lagoas (1), Ponta Porã (1), Bonito (1), Dourados (1), Costa Rica (1), Terenos (1) e Rio Verde de Mato Grosso (1). A vítima mais jovem foi um bebê com menos de um ano de idade.

A SES também destacou que MS já contabiliza um total de 667.622 casos notificados, dos quais 443.369 foram descartados. Há 3.414 testes em análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e 9.557 casos sem encerramento pelos municípios.