Aumento de casos de influenza gera dúvidas sobre sintomas e dificulta diagnóstico de gripe ou Covid

A rede municipal de São Paulo registrou, de segunda (20) para quarta (22), um aumento de 18% no atendimento de pessoas com sintomas respiratórios. Os médicos recomendam procurar atendimento e fazer um teste e, para prevenção, respeitar o isolamento e usar máscara.

Por Jornal Nacional

Com o aumento dos casos de influenza nas últimas semanas, ficou mais difícil identificar os sintomas para diagnosticar a gripe ou a Covid.

A imagem da prostração não coube no posto de saúde. A procura por ajuda em uma UPA de Guarulhos, na Grande São Paulo, fez a espera extrapolar para o lado de fora.

“Eu estou com febre desde terça-feira. Febre, tosse. Estou tossindo muito e não consigo passar”, conta a cabeleireira Cidélia de Assunção dos Santos.

A rede municipal da capital paulista registrou, de segunda (20) para quarta-feira (22), um aumento de 18% no atendimento de pessoas com queixas respiratórias. Foi uma madrugada de muitas filas e pouco lugar para aguentar tanta demora.

Diante desse quadro, começa a ser feita, em São Paulo, a ampliação dos serviços de emergência: as Unidades Básicas de Saúde passaram a atender pacientes com sintomas respiratórios mesmo sem agendamento. E, nesse cenário que mistura alta nas internações com coronavírus, quem percebe um mal-estar tem ficado em dúvida se é caso de gripe ou Covid.

Jamal Suleiman, médico do Instituto Emílio Ribas, que é referência em doenças infecciosas, explica que enquanto os sintomas de influenza são mais súbitos, os da Covid evoluem mais lentamente, mas ressalta: é difícil diferenciar só com o diagnóstico clínico.

“Os testes precisam ser disponibilizados de maneira maciça. É claro que o ideal é você ter esse diagnóstico quando você junta clinica com laboratório. No entanto, o fato de você não ter um laboratório que defina isso imediatamente, não significa que o serviço de saúde não deva dar atenção e deva, sim, fazer o tratamento dessas pessoas”, afirma.

A infectologista Nancy Dellei, que é consultora para a Organização Mundial da Saúde, reforça a orientação de procurar atendimento médico e fazer um teste: “Tendo a oportunidade, tente fazer o teste de Covid se você tiver um sintoma respiratório. E, se for negativo – estiver com febre, sintomas gerais, tosse, dor de cabeça -, muito provavelmente deve ser a gripe”.

Sendo gripe ou Covid, os cuidados para não pegar são os mesmos e a recomendação aos doentes é a de respeitar o isolamento e usar máscara.

“A máscara protege contra a Covid, protege contra vários vírus respiratórios e protege contra a influenza. Então, sempre que possível, em aglomerações, manter a máscara”, aconselha Nancy.

“Se você tem sintoma gripal, não aglomere. Principalmente agora nas festas de fim de ano. Apareceu com febre, não vá para nenhum lugar, a não ser para receber assistência médica. Uma vez feito o diagnóstico, volta para casa e fica em isolamento”, recomenda Jamal.