Aumento da demanda faz governo levar testes de coronavírus para análise em São Paulo

Durante a coletiva, na manhã desta quarta-feira (17), o Secretário de Saúde Geraldo Resende informou sobre a necessidade de mandar amostras para serem analisadas em São Paulo devido à alta demanda por testes em Mato Grosso do Sul, principalmente nas cidades de Campo Grande e Dourados, que são os dois municípios com mais casos confirmados.

Será encaminhado o quantitativo de 1.146 amostras para serem analisadas em São Paulo, no Instituto Butantan, visando executar com uma velocidade maior o resultado desses exames para a população.

Conforme informado pela SES, melhorias estão sendo estudadas a fim de qualificar as estruturas montadas atualmente para a execução dos testes, em MS “estamos na nossa capacidade máxima, a nossa agenda toda comprometida, nós estamos trabalhando e acredito que vamos resolver ainda essa semana como fazer mais testes”, explicou Geraldo Resende.

Dentre as ações para melhorar o sistema de testagem está a aquisição de duas novas máquinas, que deve ser confirmado até o final da semana.

O Estado registrou 25.341 notificações, 18.721 foram descartadas e ainda há 1.146 amostras em análise no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen). Outros 1.310 casos estão em aberto nos sistemas Sivep Gripe e E-SUS VE.

De 4.164 pessoas infectadas em MS, 2.110 são consideradas recuperadas, enquanto 1.912 estão em isolamento domiciliar.  

No Estado 109 pessoas estão internadas, 49 em leitos clínicos e 60 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Três desses pacientes são contabilizados como casos de outros estados. Ainda há um morador de Mato Grosso do Sul internado em São Paulo.

MS confirmou 36 óbitos por Covid-19, de acordo com o boletim da SES. DOURADOS NEWS