Após colapso de banco nos EUA, dólar sobe

O dólar comercial encerrou a sessão de hoje em alta de 1,16%. A cotação ficou em R$ 5,269.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), que reúne as empresas mais negociadas, encerrou a segunda-feira (13) com queda de 0,48%, aos 103.121,36 pontos.

Com o colapso do SVB (Silicon Valley Bank), nos Estados Unidos, a semana dos mercados deve ser agitada, coincidindo com importantes dados econômicos e reuniões de política monetária.

Cenário externo:

O SVB é o maior banco a entrar em colapso desde a crise financeira de 2008.

Com sede em Santa Clara, na Califórnia, o banco foi classificado como o 16º maior dos EUA no final do ano passado, com cerca de US$ 209 bilhões em ativos.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse ontem que está trabalhando com reguladores para responder ao colapso do SVB e proteger os depositantes, mas que um resgate da instituição não está sendo considerado.

O colapso do banco focado em startups tem levantado preocupações sobre fugas para instituições financeiras regionais e a capacidade das pequenas empresas que fizeram negócios com o SVB de pagar seus funcionários.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

*Com Reuters