AMAMBAI.Com aumento de casos, Governo do Estado abre leitos de UTI Covid

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem feito parcerias com todos os municípios, desenvolvendo ações de enfrentamento ao coronavírus, como abertura e financiamentos de leitos de UTI.

Este ano, já abriu 10 novos leitos em Amambai, 10 em Ponta Porã (totalizando 30, com os já existentes), 10 no Hospital Evangélico de Dourados e 10 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, totalizando, nesta unidade hospitalar, 28 leitos de UTI-Covid e 39 UTI’s para outras doenças.

Além desses, o Estado garantiu a manutenção de leitos de UTI nos municípios de Aparecida do Taboado, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, totalizando hoje 113 leitos exclusivos de UTI Covid e 258 leitos de UTI geral.

“Contamos com total apoio do governador Reinaldo Azambuja, para que nenhum paciente ficasse desassistido de atendimento tanto em leitos clínicos quanto em Unidades de Terapia Intensiva. Tivemos parcerias com todos os 79 municípios do Estado e, com o retorno dos casos crescentes, continuamos com essa determinação”, salienta o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.

Seguindo a estratégia de ofertar atendimento de qualidade a todos os sul-mato-grossenses, a Secretaria de Estado de Saúde propõe o fortalecimento do trabalho conjunto com a Capital.

A proposta é que seja feita uma articulação para a abertura de novos leitos em diversos hospitais, para que não haja sobrecarga em nenhuma das unidades hospitalares, tendo em vista a realidade atual, que registra aumento de casos de Covid-19, Influenza e demais agravos, como traumas e infartos.

“Esperamos que todos os hospitais ofertem serviços de combate à pandemia e endemias. O governo estadual tem sido e continuará sendo parceiro em todas as estratégias, inclusive com ajuda de custeio, a fim de que Mato Grosso do Sul continue sendo um Estado modelo no combate à Covid e outras patologias”, conclui o Secretário Geraldo Resende.

Ricardo Minella, SES