A MEIA MARATONA DE CAIAQUE EM TORNO DA ‘ISLA MARGARITA’

Porto Murtinho vai sediar no dia 10 de julho mais uma etapa do Campeonato Estadual de Canoagem, mas a prova será realizada em duas voltas da “Isla Margarita” (Ilha Margarida), que fica do outro lado da fronteira, no Paraguai. Um grande desafio para os canoístas sul-mato-grossenses, que vão remar por 20 km entre o Rio Paraguai e um canal.

A maratona movimenta a cidade pantaneira e aquece a cadeia do turismo por pelo menos três dias, com a secretaria municipal de Turismo e o trade estimando a presença de um grande número de visitantes, além dos integrantes das equipes, que devem somar mais de 200 pessoas. A cidade é um polo de pesca esportiva e tem roteiros também de ecoturismo.

Atletas de Porto Murtinho conhecem o longo trecho e estão prontos para surpreender os favoritos da prova

“Acredito que este evento será muito importante para atrair turistas esportivos para a nossa cidade”, afirma o empresário Alexandre Genes, atleta e incentivador da canoagem na região. “Os turistas podem desfrutar de belas imagens dos nossos rios internacionais (Paraguai e Apa) e do mais lindo pôr-do-sol do Pantanal, que é no entardecer de Murtinho”, garante.

Fomentar o turismo

Situada no extremo Sudoeste do Estado, Porto Murtinho, distante 439 km de Campo Grande pelas BRs 060 e 267, se prepara para se tornar a Nova Paranaguá com a implantação da Rota Bioceânica (Atlântico-Pacífico). A estruturação da cidade, envolvendo o Governo do Estado, a prefeitura e entidades como o Sebrae, qualifica os serviços e beneficia o turismo fronteiriço.

Pôr-do-sol no Rio Paraguai, na visão do canoísta e em frente ao porto-geral da histórica cidade fronteiriça

“Estamos motivando a população a se inserir nesse processo de desenvolvimento, buscando sua qualificação para absorver os empregos que virão, e melhorando a infraestrutura da cidade. O turismo terá um grande impulso e começa a se reorganizar. A prefeitura tem apoiado e realizado eventos para atrair o turista e fomentar o setor”, informa o prefeito Nelson Cintra.

Depois de uma semana movimentada de programação em comemoração ao aniversário da cidade, em junho, com shows, rodeio internacional e eventos culturais, a prefeitura se prepara para promover o Festival de Chamamé, programado para agosto, mas com provável mudança de data para não coincidir com a realização do Festival de Inverno de Bonito. 

O desafio nas águas

A canoagem de Mato Grosso do Sul se destaca e conta com vários atletas no ranking nacional. Na categoria 4.5 master C, por exemplo, o bonitense Euripedes Pinho, lidera o Brasileiro e o Estadual, após as vitórias em Campo Grande e Indaial (SC). “Temos uma equipe forte em Bonito e vamos para a Mini Maratona com sete atletas”, diz Pinho, treinador da equipe Piratas do Rio Formoso.

A Meia Maratona da Isla Margarita terá a supervisão da Federação Estadual de Canoagem e organização da Equipe Rota Bioceânica, integrada por esportistas da cidade que estão envolvidos em um projeto de incentivar a prática da canoagem na região. Conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS), e da prefeitura de Porto Murtinho.

Equipe Rota Bioceânica, de Murtinho: incentivar a prática da canoagem com essa paisagem de fundo

A prova corresponde a segunda etapa do Estadual e deverá contar com a participação de 70 atletas, a maioria de Campo Grande, Bonito e Aquidauana. A primeira etapa foi realizada em Campo Grande, de um total de cinco na temporada. A Mini Maratona terá várias categorias, como a paracanoagem, e reunirá atletas de ranking, iniciantes e master.

No sábado, dia 9, haverá treinos livres, das 8h às 16h30, e o congresso técnico, às 18h. A largada da prova, no domingo, será às 9h, com previsão de término às 11h30. Serão premiados com medalhas os três primeiros atletas de cada categoria. A arbitragem será  a cargo da federação, responsável por formar o quadro de árbitros para trabalhar no evento.