-4,71ºC.Cidades de SC amanhecem com temperaturas negativas e geada nesta segunda-feira

Em Urupema, na Serra, às 6h desta segunda-feira (13) os termômetros marcaram -4,71ºC. Ao longo da manhã, no entanto, as temperaturas podem cair ainda mais.

Por Caroline Borges, g1 SC

Cidades de Santa Catarina amanheceram mais um dia com temperaturas negativas. Em Urupema, na Serra, às 6h desta segunda-feira (13) os termômetros marcaram -4,71ºC. Na cidade de Urubici, na mesma região, a mínima foi de -3,14ºC, às 4h. Já em Caçador, no Oeste, a tempertarua mais baixa foi de -3,34ºC, também às 6h.

Em Presidente Castelo Branco e Chapecó, no Oeste, moradores registraram geada nesta manhã. Já em São Joaquim, o nevoeiro denso fez a geada dissipar durante a madrugada. Na Capital catarinense, os termômetros marcaram mínima de 5,72ºC.

Morador de Castello Branco, no Oeste catarinense, registrou fina geada em veículo nesta manhã  — Foto: Laércio da Silva/Arquivo Pessoal

Morador de Castello Branco, no Oeste catarinense, registrou fina geada em veículo nesta manhã — Foto: Laércio da Silva/Arquivo Pessoal

Amanhecer em São Joaquim, na Serra catarinense — Foto: Mycchel Legnagi/ São Joaquim Online

Amanhecer em São Joaquim, na Serra catarinense — Foto: Mycchel Legnagi/ São Joaquim Online

As temperaturas baixas ocorrem por conta da influência de uma massa de ar de origem polar no Sul do Brasil. Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado, na Serra os termômetros não devem passar dos 16°C nestesta segunda-feira.

No sábado (11), a Polícia Militar Rodoviária Estatual (PMRv) precisou jogar gelo em trechos da Serra do Rio do Rastro (SC-390) por conta do congelamento da pista. O frio deve perder força a partir de quarta-feira (15).

Menores temperaturas, até as 6h:

Orientações

A Defesa Civil de Santa Catarina pede que a população se atente à população mais vulnerável durante o período de frio, como idosos, crianças, pessoas doentes e em situação de rua. O órgão também orienta que animais domésticos sejam abrigados nas noites frias.