2021.Documento de Registro Veicular e de Licenciamento de Veículos são totalmente digitais e unificados

A inovação pretende reduzir custos, tanto para o proprietário, quanto para o órgão regulador.

O Certificado de Registro Veicular (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) são unificados em um mesmo documento, de forma digital: é o novo CRLV-e.

O objetivo é proporcionar segurança aos proprietários, reduzir custos e desburocratizar o sistema. A nova medida valerá para todo o país. 

O feito é mais uma inovação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), que busca modernizar seus sistemas, iniciando o ano novo de cara nova. 

 “Estivemos em contato direto com o Denatran em todas as fases do processo. Mais uma vez Mato Grosso do Sul sai na frente de outros estados e cumpre rigorosamente as metas e os prazos definidos pelos órgãos superiores”, expressa Robson Alencar, diretor da Tecnologia da Informação do Detran-MS.

Hoje em dia, é cobrado um valor de R$ 414,76 para emitir segunda via do CRV, além da vistoria, que custa R$ 177,45. Com a inovação, o condutor poderá solicitar a declaração sem pagar nada.

A versão digital contém um QR Code, que permite ao proprietário optar por usar o formato digital ou baixá-lo e imprimi-lo.

A determinação é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), após a Seguradora Líder deixar de fornecer o papel moeda para impressão do registro.

“As pessoas estão habituadas a ter o recibo naquele papel verde, como algo de muito valor. Há receio até mesmo no ato do preenchimento, porque no caso de rasura, o proprietário precisa tirar uma segunda via e pagar a mais por isso”, disse Loretta Figueiredo, diretora de Veículos do Detran-MS.

“Com o novo formato, isso chega ao fim porque o processo de preenchimento do documento unificado será feito diretamente no sistema do Detran”, finaliza.

“Sabemos que toda mudança traz impactos, mas trata-se de um importante momento de evolução e desburocratização do sistema, que passa a ter seu funcionamento em formato digital”, afirma Rudel Trindade, Diretor Presidente do Detran-MS.

Calendário de vencimento licenciamento 2021 

Já foi publicado o calendário de vencimento do licenciamento anual de 2021 pelo Detran

PLACA FINAL MÊS
1 e 2ABRIL
3MAIO
4 e 5JUNHO
6JULHO
7 e 8AGOSTO
9SETEMBRO
0OUTUBRO

Correio do Estado