Pantanal tem orçamento milionário e se tornará a novela mais cara da Globo

A pandemia do coronavírus serviu para a Globo economizar na produção de suas novelas e acabou caindo como uma luva no planejamento do remake de Pantanal, a próxima trama das 21h, com previsão de estreia para o começo do ano que vem. A novela de Bruno Luperi, baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa e com direção de Rogério Gomes, o Papinha, será a prima rica da dramaturgia da casa, com alto investimento e se tornará uma obra milionária.

De acordo com o site NaTelinha, o orçamento de Pantanal é bem superior ao aprovado para produções da faixa horária, que historicamente já é a mais cara entre os três principais horários de novelas. Agora, a previsão de investimentos é na ordem de pelo menos 20% superior ao que se costuma gastar em produções contemporâneas do horário das 21h, o que mostra que a nova cúpula da Globo abriu os cofres.

E a explicação é muito simples: Pantanal será, de fato, a primeira novela feita pelas mãos de Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim. A nova dupla que comanda o entretenimento e a dramaturgia, respectivamente, assumiu o controle da emissora no final do ano passado, no meio da crise da Covid-19 e, por isso, tiveram de planejar apenas após determinado tempo. Embora venham trabalhando diariamente para colocar o ritmo ideal, tanto Um Lugar ao Sol quanto Nos Tempos do Imperador e Quanto Mais Vida Melhor não são consideradas obras com o DNA da nova cúpula.

Pantanal vai além porque trata-se de uma vitória pessoal de Waddington, já que foi ele quem conseguiu tirar o remake do Globoplay, onde seria realizado, e levá-lo para o principal horário de novelas da TV brasileira, mesmo antes de assumir o cargo de chefão da Globo e indo contra o desejo de Silvio de Abreu, então diretor de dramaturgia e que não tinha intenção de produzir a história da TV Manchete de 1990.

Pantanal será milionária

Além disso, cada capítulo de Pantanal irá beirar a casa de R$ 1 milhão, o que tornará o folhetim um dos mais caros da história da Globo. A reportagem apurou que a intenção da cúpula da emissora é de que a novela seja uma espécie de cartão postal da nova direção, mas também de mostrar para o mundo as belezas e o descaso que a região vem sofrendo ao longo dos últimos anos, mesmo que não seja tratado tema político diretamente no roteiro.

Grande elenco

Para mostrar que não pretende economizar, segundo fontes, a ordem de Waddington é buscar o que há de melhor no elenco da Globo para a escolha de intérpretes dos personagens.  Diante disso, muitos nomes vêm sendo confirmados para a história, embora tudo ainda não tenha sido externado pela emissora, que pretende transformar o elenco do remake numa espécie de evento.

A previsão é de que o público conheça os atores e atrizes a trabalhar em Pantanal numa reportagem exclusiva do Fantástico e deverá ser vista nas próximas semanas. Mas já há confirmações de nomes como Marcos Palmeira, Caco Ciocler, Juliana Paes e Dira Paes e Alanis Guillen, como a nova Juma.