MS renova acordo com Governo Federal para programa de segurança na fronteira

A Sejusp-MS (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) renovou por mais dois anos o acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para o Vigia (Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas), que tem como objetivo reforçar a fiscalização e o policiamento nas linhas internacionais.

O convênio visa implementar ações de prevenção, vigilância, fiscalização e controle nas regiões de fronteiras, divisas e áreas de interesse operacional, para reprimir delitos transnacionais e crimes conexos, especialmente, para a disponibilização de agentes públicos por parte do Estado, previamente selecionados.

Os policiais vão atuar de forma integrada com a Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do ministério, juntamente com forças de segurança federais. O acordo de cooperação foi assinado por Antônio Carlos Videira, secretário da Sejusp-MS, e Braulio do Carmo Vieira de Melo, secretário de Operações Integradas.

Vigia
O Vigia, projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, atua em três eixos: operações, capacitações e aquisições de equipamentos e sistemas. Em dois anos, foram quase R$ 3 bilhões de prejuízo aos criminosos, com a apreensão de mais de 870 toneladas de drogas, 113 milhões de maços de cigarros, além de embarcações, veículos e outros produtos oriundos do contrabando.

Os números também mostram que, com o reforço da segurança nas fronteiras e divisas do país, o Vigia evitou um prejuízo de mais de meio bilhão de reais aos cofres públicos. O Programa está presente em 15 estados: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte e Ceará. MIDIAMAX