MELATO Chefe de grupo contrabandista de cigarros é preso pela PF escondido em fazenda de MS

Foi preso, escondido em uma fazenda, na região de Eldorado, a 440 quilômetros de Campo Grande, o chefe de uma organização criminosa alvo da Operação Celeritas, deflagrada pela Polícia Federal em 7 de julho deste ano. Identificado inicialmente como Gabriel Figueiredo Melato, de 35 anos, ele foi detido no último sábado (14).

Conforme as informações da Polícia Federal, foi cumprido o mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal de Naviraí. Gabriel é considerado líder da organização criminosa, voltada para o contrabando de cigarros paraguaios, além de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

No dia da operação, o suspeito conseguiu fugir, mas acabou localizado na área rural de Eldorado. Ainda de acordo com a PF, além de chefiar a organização criminosa, ele também cuidava de vários pontos relacionados à introdução de grandes quantidades de cargas de cigarros paraguaios no país.

Isso tudo comandando mateiros, olheiros, motoristas e batedores, para dificultar o trabalho da polícia. Gabriel cuidava da logística de escoamento do cigarro paraguaio contrabandeado. Para a PF, ele é considerado peça chave na organização criminosa.

Junto com a PF, Polícia Militar, que já atuava na Operação Hórus, conseguiu localizar especificamente a fazenda em que o criminoso estava. Assim, as equipes montaram um cerco para cumprirem o mandado. Gabriel deve ser recambiado para o Presídio de Segurança Máxima em Naviraí. MIDIAMAX