Com seis novos registros nas últimas 24h, Dourados chega a 826 mortos pela Covid-19

Boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Dourados no início da tarde desta quinta-feira (3) revelou seis novos registros de mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24h.

Conforme os dados, as vítimas são quatro mulheres e dois homens. De todos esses pacientes, apenas um não era morador de Dourados, sendo residente da cidade de Ivinhema.

Ainda sobre as últimas 24h, foram 316 novos casos positivos na maior cidade do interior do Estado.

Desde o começo da pandemia, Dourados já soma um total de 826 vidas perdidas para o coronavírus. Desse montante, 525 eram moradores da cidade e 301 moradores de outras localidades que eram atendidos na rede hospitalar do município.

Já são 32.821 casos confirmados e no momento 174 pacientes permanecem internados, sendo 78 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 96 em leitos de enfermaria das redes pública e privada.

Lockdown tenta ‘frear’ pandemia

Dourados está sob vigência do Decreto 400, publicado na sexta-feira passada (28) e que instituiu um ‘lockdown’ (fecha-tudo) entre os dias 30 de maio e 12 de junho. 

Nesse período, apenas supermercados, padarias, açougues, farmácias, postos de combustíveis – todos com restrições de pessoas no estabelecimento e tomando as medidas cabíveis de biossegurança – e casos de urgência e emergência na saúde pública estão autorizados a funcionar. 

Alguns setores, como auto-peças, mecânicas e borracharias, por exemplo, podem atuar de forma ‘emergencial’.

Já quem trabalha com comida pronta estão aptos ao atendimento apenas na modalidade delivery e até 21h.

As medidas foram tomadas dias após o município ser classificado pelo Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) na bandeira cinza, que atesta grau de risco extremo de contágio do coronavírus.

A ferramenta foi criada pelo Governo do Estado para monitorar as cidades sul-mato-grossenses durante a pandemia. 

No boletim epidemiológico de ontem, a fila por leitos de UTI na rede do SUS em Dourados registrou 45 pacientes aguardando vaga.