Campo Grande tem 1,8 mil pessoas vivendo nas ruas

A quantidade de pessoas em situação de rua em Campo Grande cresceu 20% entre agosto de 2017 e fevereiro deste ano. Há quase dois anos, eram 1,5 mil morando nas ruas da Capital e em fevereiro já havia subido para 1.803. 

Os dados são do Consultório na Rua, programa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Pessoas cadastradas desde 2013 até o momento, chegam a 1,8 mil entre profissionais do sexo que usam a rua como local de trabalho, estrangeiros, usuários de álcool e drogas. 

Mas, além dos números é visível a quantidade de pessoas que estão morando nas ruas da cidade, principalmente na região central.

Levantamento do programa da Sesau aponta que existem 40 pontos onde estão concentrados os moradores, como na Praça Ary Coelho, Mercadão, antiga e nova rodoviária, Vila Progresso, Vila Nhá Nhá, Marcos Roberto, Praça das Araras, Giocondo Orsi, Igreja Perpétuo Socorro, Igreja São Francisco, além de quatro pontos na Avenida Norte e Sul, entre outros locais.  

“A média de atendimento por mês dos moradores em situação de rua é de 300 a 400 pessoas. Muita gente não temos mais acesso há mais de um ano. Na época em que foi criado o programa, eram 300 pessoas em situação de rua”, explicou a coordenadora do Consultório na Rua, a fonoaudióloga Maria Beatriz Maia. Ela explica que as pessoas vivendo na rua tem situações diversas. “Tem os malabares que geralmente são estrangeiros tentando uma regularização no Brasil. A maioria das pessoas são do Nordeste e Centro-Oeste”, comentou.

Desde 2013, o programa conseguiu ressocializar 130 pessoas. “Algumas voltam às ruas depois de um tempo ressocializadas, mas a maioria teve sucesso”. 

O Consultório na Rua, é ligado à atenção básica e faz praticamente o que todas as unidade de saúde faz, porém, o atendimento é “in loco”. “Medimos pressão, fazemos todos procedimentos de enfermagem, medicação supervisionada de tuberculose, hanseníase, teste rápido de HIV”.
 
VIOLÊNCIA

Em dezembro do ano passado uma idosa de 62 anos aguardava o ônibus no ponto da Avenida Afonso Pena, próximo ao Camelódromo, quando uma pessoa em situação de rua perguntou as horas. Ela pegou o celular e o suspeito apontou a mão e anunciou o assalto, porém segundo ele não tinha nenhuma arma em mãos. Ela avançou contra o homem, arrancando a camisa que o ladrão estava usando. Mas ele conseguiu fugir e se esconder em  um buraco sob a ponte da Avenida Ernesto Geisel na esquina com a Rua Barão do Rio Branco.

Outro caso foi o de uma mulher dentro do carro, na também na Avenida Ernesto Geisel, que foi agredida com um soco por um usuário de drogas. Ela não registrou boletim de ocorrência, mas contou ter negado dar dinheiro ao usuário, sendo agredida com um soco no rosto.

A Polícia Militar não tem registro de crimes cometidos por moradores em situação de rua. 

CHANCE

O subsecretário municipal de Direitos Humanos, Ademar Vieira Júnior, informou que a Capital tem convênio de R$ 1 mil durante nove meses para atender 100 pessoas em situação de rua, que são levados para uma das seis casas de apoio. “Lá eles fazem curso profissionalizante, voltam a estudar. No ano passado, finalizamos a turma com 30 pessoas”. correiodoestado