Paraguai pode mudar constituição para permitir reeleição presidencial

Com um mandato único de cinco anos, o presidente do Paraguai não pode voltar ao cargo mesmo depois da eleição de um novo presidente. A Constituição deixa claro no artigo 229 que “O presidente da República e o vice-presidente ficarão cinco anos improrrogáveis no exercício de suas funções, a contar de 15 de agosto após as eleições. Não poderão ser reeleitos em nenhum caso. O vice-presidente só poderia ser eleito presidente para o período posterior, se tivesse deixado o cargo seis meses antes dos comícios gerais”.
Desta maneira, o atual presidente Horácio Cartes e os ex-presidentes Nicanor Duarte Frutos e Fernando Lugo, não podem voltar ao comando do país. O assunto reeleição voltou a ser debatido no país no início deste ano, após a renúncia de Nicanor Duarte como embaixador do Paraguai na Argentina.
Especialistas em política paraguaia ressaltam que uma reforma na Constituição para permitir a reeleição já nas eleições presidenciais de 2018, é preciso ser debatida e aprovada até março deste ano, para que o Superior Tribunal e a Justiça Eleitoral possam chamar as eleições para um prazo de cento e oitenta dias.
Possíveis candidatos
De todos os políticos paraguaios, os de maior destaque no momento são os presidentes que de sucederam, Nicanor Frutos, Fernando Lugo e Horácio Cartes.
nicanor
Frutos – Mesmo sendo do Partido Colorado,o mesmo do atual presidente, Nicanor Duarte Frutos tem pensamento diferente do atual chefe de estado e é apoiado por senadores da mesma base, que tem o governo Frutos como sendo um dos melhores do país.
cartes
Cartes – Já o atual presidente se manifestou sobre o o instituto da reeleição. Horácio Cartes negou que pretende continuar no comando do país após 2018. “Ratifico meu compromisso de trabalhar arduamente nos próximos três anos, para deixar um país com menor pobreza”, disse Cartes para uma rede de TV de Assunção.
lugo
Lugo – O ex-presidente deposto do poder em 2013, ainda não tem um pensamento definitivo sobre o assunto. Fernando Lugo é atualmente um dos senadores de maior destaque e deixa aberta a negociação para uma possível volta ao Palácio Lopez.
Fonte: La Nación Paraguay
Foto Palácio Lopez: Dante Quadra