Peru já tem mais de 120 mil afetados por inundações, além de 90 mortos

Peru já tem mais de 120 mil afetados por inundações, além de 90 mortos
Feridas já são cerca de 347
Agência Brasil/MA

Foto: Reprodução/AFP
O número de mortos no Peru pelas inundações subiu para 90 nesse sábado (25), enquanto 20 pessoas permanecem desaparecidas e o total de afetados chegou a 120.899, conforme o último relatório entregue pelo ministro da Defesa peruano, Jorge Nieto. As informações são da agência EFE.

Segundo ele, o somatório de pessoas atingidas de alguma maneira pelo fenômeno do ‘El Niño costeiro’ já chega a 742.101, sendo que 347 estão feridas.

De acordo com dados do Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) citados pelo ministro, as intensas chuvas e transbordamentos de rios deixaram 14.301 casas e 40 escolas destruídas.

Em declarações a “RPP Noticias”, Nieto disse que “os voos civis não foram suspensos” para poder tirar a população das zonas afetadas em aeronaves da Força Aérea. No entanto, indicou que parte dos voos tem que ser utilizados para transportar produtos agrícolas, a pedido dos governadores, perante o desabastecimento provocado pela emergência climática.

Nas cidades de Tumbes e Piura, duas das mais atingidas pelas tempestades, a produção agrícola está estragando, e, se não for transferida a tempo, irá gerar problemas econômicos para os produtores dentro de máximo três meses, afirmou Nieto.