Laboratório produz semente de soja que resiste a ferrugem asiática

Na última safra, Mato Grosso do Sul produziu 8,3 milhões de tonelada da oleaginosa

Uma nova espécie de soja cultivada em laboratório promete auxiliar no manejo da ferrugem asiática, doença que causa muita dor de cabeça aos produtores rurais e que derruba a produtividade da lavoura.

O produto foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja) para utilização na safra 2017/18 e possui adaptação específica para diferentes estados como por exemplo: Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo, Santa Catarina.

Segundo equipe de pesquisadores, o diferencial da semente é que ela não impede a doença (ferrugem), mas, permite uma melhor convivência da planta e dificulta que se alastre pela lavoura. O pesquisador da Embrapa, Carlos Lázaro Melo destaca, outras estratégias importantes para o bom desenvolvimento da cultura:

“A adoção do vazio sanitário, semeadura no início da época recomendada, uso de cultivares precoces, controle químico e uso de cultivares resistentes. Todas estas ações aliadas ao novo produto, chamado BRS 511, resultam em potencial produtivo elevado, com alta estabilidade e peso de sementes satisfatório”, argumenta.

SERVIÇO

Os produtores interessados em conhecer mais sobre a nova cultivar de soja terão oportunidade de esclarecer dúvidas durante a Showtec, feira agropecuária realizada entre 17 e 19 de janeiro, no município de Maracaju. O evento realizado pela Fundação MS reúne as tecnologias mais recentes sobre setor agrícola e pecuário e registra uma média de 16 mil visitantes anualmente.  

Fonte: Correio do Estado