Otros

Zumbido surge no mar do Caribe e chega até o espaço

Nos trópicos, o fundo do mar costuma ser muito tranquilo – e era isso que cientistas britânicos esperavam encontrar quando se dispuseram a estudar o mar do Caribe. Mas eles acabaram descobrindo algo inesperado.
“Em vez de um solo marinho tranquilo, descobrimos grandes e inexplicáveis oscilações”, disse à BBC Mundo o cientista Chris Hughes, da Universidade de Liverpool.
O objetivo do estudo era analisar as variações de massa nos oceanos. Para isso, a equipe de Hughes usou modelos já existentes de análise de correntes. Rapidamente eles verificaram, porém, que esses modelos não se aplicavam à região.
Como são avaliados os professores nos países com a melhor educação do mundo
Colombiano surpreende ao confessar ser serial killer que matou ao menos 20 pessoas
Desconcertados com os dados, os pesquisadores decidiram mudar o rumo da investigação inicial para tentar resolver o mistério.
Os cientistas revisaram medições sobre os níveis do mar e a pressão no fundo marinho de 1958 a 2013, assim como variações de marés e medições da gravidade feitas por meio de satélites.
O resultado foi que essas surpreendentes oscilações não eram resultados de um erro nas análises: elas aconteciam de fato.
Além disso, elas geravam um som muito parecido ao de uma vibração elétrica, a uma frequência tão baixa que não pode ser captado pelo ouvido humano. Mas ao mesmo tempo tão poderoso que pôde ser detectado do espaço pelo satélite Grace, da Nasa (agência espacial americana).

Comentarios

Más popular

Arriba