WhatsApp será bloqueado novamente na tarde de hoje

Whatsapp: as empresas acabaram de receber a notificação
Lucas Agrela Lucas Agrela, de EXAME.com
PUBLICIDADE:
1argamasa grudabem
São Paulo – O WhatsApp será bloqueado novamente no Brasil, devido a uma decisão da Justiça de Sergipe. Às 14h de hoje, o aplicativo irá parar de funcionar por um período de 48 horas. Esta é a terceira vez que um juiz determina a suspensão temporária do app no país, afetando seus quase 100 milhões de usuários.
As operadoras TIM, Vivo, Claro, Nextel e Oi serão as responsáveis pelo bloqueio do aplicativo. O descumprimento da ordem judicial acarretará em multa de 500 mil reais por dia às operadoras.
A determinação é do juiz Marcel Maia Montalvão, da Comarca do Lagarto, em Sergipe. No começo do mês de março, ele decidiu que o vice-presidente do Facebook Brasil fosse preso. O motivo, à época, o “reiterado descumprimento de ordens judiciais, de requerimento de informações contidas na página do site Facebook”.
PUBLICIDADE:
banner-anuncie
Com o bloqueio, os usuários não poderão se comunicar por meio do app, seja por mensagens. Mídias, documentos ou voz.
A Justiça entende o Facebook como o responsável judicialmente pelo WhatsApp. O WhatsApp argumenta ser uma empresa independente.
O WhatsApp ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Quando o WhatsApp foi bloqueado, em dezembro do ano passado, o CEO do Facebook Mark Zuckerberg afirmou que estava chocado com a decisão da Justiça brasileira.
PUBLICIDADE:
tacuru