Você sabia? Existem quatro Polos Norte em nosso planeta e não apenas um!

Apesar de parecer algo improvável, existem quatro Polos Norte na Terra. Apenas o Polo Norte geográfico é um ponto terrestre fixo, diametralmente oposto ao Polo Sul terrestre, em relação ao eixo de rotação do nosso planeta. Fora isso, existem também os Polos Magnético, Geomagnético e o Polo Ártico Inacessível. Todos eles estão localizados próximos uns aos outros, na região ártica. Porém, possuem peculiaridades distintas.
O Polo Norte Magnético é o local onde o campo geomagnético é perpendicular à superfície da Terra. O extremo norte do eixo do campo geomagnético que rodeia a Terra se estende para o espaço com a magnetosfera. Inclinada em 11 graus em relação ao eixo da Terra (o polo geográfico), as linhas de campo não são de rotação vertical em relação à superfície da Terra. Ele está situado sobre a Darling Peninsula, no Canadá, com Auroras Boreais ocorrendo em um toro estratosférico (espaço topológico homeomorfo ao produto de dois círculos) de 23° em torno desse polo.
Um fato curioso, é que o Polo Norte Magnético não está parado. Apenas no século passado, ele migrou para o norte em cerca de 71 graus de latitude de sua posição atual – cerca de 85 graus ao norte – no Oceano Ártico. Quando uma bússola aponta para o norte, ela está apontando para o Polo Norte Magnético.
PUBLICIDADE
maxresdefault
Em oposição ao Polo Norte Magnético, existe um Polo Sul Magnético. Porém, ele não é diametralmente oposto ao Polo Norte Magnético. Agora eles estão mais de 20 graus de latitude distantes.
Já o Polo Norte Geomagnético é completamente diferente. Ele é calculado com a utilização de modelos matemáticos com base em uma linha imaginária que atravessa o centro geomagnético da Terra. Ao longo do século passado, o Polo Norte Geomagnético migrou da Groenlândia para o Canadá.
Segundo alguns especialistas, as vistas mais espetaculares da aurora boreal ocorrem em um anel oval localizado em torno do Polo Norte Geomagnético. Porém, se você quiser algo divertido, vá ao Polo Norte Magnético com uma bússola e a segure na horizontal. A agulha vai fazer uma das três coisas a seguir: ficar no mesmo local da última vez que você a utilizou; girar lentamente antes de parar em um ponto aleatório ou apontar para qualquer coisa magnética que você esteja vestindo.
O quarto Polo Norte é o ponto mais distante de qualquer litoral ou o centro do Oceano Ártico. Também é conhecido como “Polo Norte Inacessível”. Determinado pela primeira vez em 1927, por Sir Hubert Wilkins, através de voos acima do local, o Polo foi recentemente redescoberto por Jim McNeill e cientistas da US National Snow & Ice Data Center, usando a tecnologia de satélites modernos.
Este é o polo ártico mais animador, para os cientistas, justamente por seu mistério e difícil acesso. Atualmente, uma expedição para chegar a este último “Everest” do ártico está sendo organizada por cientistas, que ainda estão recrutando membros para a equipe.
Infelizmente, de forma geral, o futuro dos Polos é nebuloso. Em agosto de 2015, a NASA lançou o ARISE, um programa para medir como a cobertura de nuvens geradas pela ação humana pode estar acelerando o processo de derretimento das calotas polares da região Ártica.
[ Discover Magazine / Ice-Warrior ] [ Foto: Reprodução / Pixabay / Pixabay ]