Vereadores terão que atingir piso de votos para serem eleitos

Os candidatos a vereador que antes tinham a possibilidade de se elegerem com os chamados “puxadores de voto” terão agora uma meta a cumprir para chegarem à Câmara municipal.
Uma nova regra define que os candidatos devem atingir, no mínimo, 10% de votos do quociente eleitoral. O quociente é formado pelo total de votos válidos dividido pela quantidade de cadeiras na Câmara.
A nova determinação quer evitar a eleição de candidatos pouco votados. A partir de agora, se o candidato não alcançar o mínimo, a vaga será redistribuída a outros partidos ou coligações.
“Isso é inconstitucional, é cláusula de barreira disfarçada”, afirmou Aildo Ferreira, presidente do PRB em São Paulo. A Rede também avalia que a medida é como uma manobra para manter o poder com as siglas tradicionais.
Já o vereador Claudinho de Souza (PSDB), considera que a regra garante “um mínimo de representatividade”, opinião também do vereador George Hato (PMDB).
Em Caarapó entendidos no assunto acreditam que o quociente eleitoral deve ficar na casa dos 1400 a 1500 votos. Portanto, um candidato para ser eleito deve ter entre 140 a 150 votos no minimo.
Fonte: Folha de São Paulo