UASS realiza 2ª Jornada Científica em Pedro Juan Caballero

Evento abordou a importância da prevenção no câncer de próstata

O Novembro Azul começou na fronteira e a Universidad Autônoma San Sebastian, localizada na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero fronteira com Ponta Porã-MS iniciou sua 2ª Jornada Científica nessa quinta-feira, dia 3, com palestras incluindo a que fala sobre o tema de câncer de mama e de próstata.
640x453x4-581b761ac9778a058cd434d3caab8fecc7eb1e43d73ea
Dr Carlos Medina, coordenador do curso de medicina da UASS, em entrevista ao Pontaporainforma , informou que a Universidade se preocupa em seguir as campanhas nacionais e internacionais relacionadas a questão de saúde, abrangendo fora dos muros da faculdade, o conhecimento para compartilhar com a sociedade. “Não só o conhecimento científico, feito pelos alunos com apresentação de vários temas, mas de datas importantes preventivas, onde tivemos a primeira jornada interna que foi do outubro rosa, contra o câncer de mama e agora em novembro contra o câncer de próstata”, afirmou Medina.

O evento contou ainda com palestras de oncologistas, falando sobre os primeiros sinais e sintomas que os homens precisam observar, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, já que é o segundo que mais ataca os homens, sendo o primeiro o câncer de pele, porem, o câncer de próstata, se descoberto a tempo, tem chance de 95% de cura, por isso a importância da prevenção.

Falando sobre o tabu que ainda existe acerca do assunto, Carlos Medina lembrou que todo tipo de câncer, se diagnosticado a tempo, tem grandes chances de cura e por isso a importância de estar atento aos sinais. ” O homem de 40, 50 anos precisa fazer o exame de toque retal, mas por uma questão de tabu, a maioria não procura o médico”, falou Dr Carlos Medina, lembrando ainda o exame PSA, que é um exame de sangue que em caso de alteração, pode indicar um câncer de próstata ou ainda alterações benignas.

A abertura da Jornada Científica aconteceu as 8h. Às 9h, foi realizada a palestra com o tema: Câncer de Mama e Prótata com o palestrante dr Jorge Alvarez. Logo depois, aconteceu a apresentação de banners e maquetes feito pelos acadêmicos do curso de medicina. No período da tarde, palestra como tema “Seguimento Psicológico ao paciente com câncer” com Nancy Arguello e as 16h30min, “Abordagem Cirúrgica do paciente com câncer da próstata” ministrada pelo Dr Fernando Chamorro.

Dr. Miguel Cabral, decano da UASS e a senhora Angela Toumani, diretora da Universidade também estiveram prestigiando o evento.
P.Informa

PUBICIDADE.
pneus-pora