Tecnologia transforma gestão na área de saúde

Tecnologia na saúde: investir em conectividade e em sistemas de gestão de dados garante diagnóstico assertivo e agilidade no atendimento ao paciente
Apresentado por
Novos tratamentos de saúde surgem constantemente para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas os avanços na área médica não se restringem às descobertas científicas. A tecnologia também caminha em alta velocidade para transformar a gestão da saúde, reduzir o número de erros e proporcionar diagnósticos mais assertivos e atendimentos mais rápidos e eficientes nos consultórios e nas emergências. 
Um bom atendimento está longe de se restringir a profissionais qualificados. É preciso ir além e investir em conectividade e acesso rápido às informações. O prontuário eletrônico é um bom exemplo. Ele reúne todas as informações dos pacientes em uma única plataforma e aumenta a produtividade e a assertividade dos médicos. 
O registro digital está em alta no Brasil. Um levantamento realizado pela consultoria Accenture com 500 médicos revelou que 70% deles têm mais proficiência no uso de prontuários eletrônicos agora do que há dois anos. Além disso, 63% dizem que o uso de TI na área de saúde reduziu o tempo das consultas. 
O prontuário eletrônico é a porta de entrada para a digitalização da informação na área médica. Mas existem outras técnicas para estatísticas e análises. Sistemas de gestão de dados, por exemplo, automatizam os processos dos profissionais de saúde nas áreas assistenciais e apoiam o processo de decisão.  
“O médico, além de ter todo o seu conhecimento, pode olhar o histórico e receber de um programa de computador uma sugestão de diagnóstico feita com base em indicadores ou em exames combinados”, afirma o consultor Rene Parente, líder da área de saúde da Accenture para a América Latina. Além disso, ao fazer uma prescrição eletrônica, o sistema pode alertar o médico sobre interações medicamentosas e possíveis incompatibilidades.