Suécia troca cidade de lugar para evitar que ela afunde

Kiruna, na Suécia: a etapa inicial é mover o “centro” de Kiruna que, na realidade, fica na parte oeste da cidade
Da Superinteressante
A cidade de Kiruna foi fundada em 1900 pela mineradora estatal Luossavaara-Kiirunavaara AB, ao norte do Círculo Polar Ártico.
A população sempre viveu em função da mina nas redondezas, que produz o minério de ferro mais puro do mundo.
Mas, em 2004 a LKAB avisou à prefeitura que a extração de ferro teria continuar embaixo da cidade – e, com isso, o chão ia afundar.
Foi nessa época que Kiruna abriu uma competição entre empresas de arquitetura.
A prefeitura queria saber qual delas apresentaria a melhor solução para um projeto nunca feito antes: mudar uma cidade inteira de lugar.
A White Architects venceu em 2012 e abraçou o projeto, que vai, no mínimo, até 2040.
size_590_16_9_kiruna-na-suecia
Kiruna, na Suécia
Projeção da área de instabilidade do solo até 2050
A etapa inicial é mover o “centro” de Kiruna que, na realidade, fica na parte oeste da cidade.
O lugar onde a região fica agora vai ter afundado completamente até 2050 – segundo a empresa, já dá para ver alguns buracos se formando e a estação de trem já precisou ser fechada.
O novo centro vai ser reinstalado a 3,2 quilômetros do extremo leste da cidade, o mais distante possível da mina de ferro.
Algumas das construções da cidade vão ser erguidas por guindastes e transportadas peça por peça.
É o caso da Igreja de Kiruna, inaugurada em 1912 e eleita a construção mais bonita de toda a Suécia.
O relógio da cidade também vai ser rebocado da forma como está para o outro lado do município.
size_590_16_9_kiruna-na-suecia (1)
Kiruna, na Suécia
Novo centro da Kiruna vai ficar a 3,2 km do extremo leste da cidade
Esse esforço todo é uma tentativa de manter a identidade da cidade, apesar da mudança radical.
A prefeitura contratou até mesmo uma antropóloga social, que funciona como mediadora entre a população e os arquitetos e engenheiros. O objetivo é fazer a transformação urbana mais democrática do mundo.
É claro que nem todos os prédios vão ser realocados da forma como estão. A LKBA, que está financiando toda a mudança, oferece duas opções aos moradores: compram a casa em que moram pelo valor de mercado + 25% ou oferecem uma casa de mesmo valor na área expandida na cidade.
Todo esse custo só consegue ser bancado porque a LKBA é a maior exportadora de ferro da Europa – ou seja, é mais barato mover toda essa gente do que fechar a mina.
Os arquitetos da nova Kiruna não querem apenas replicar a cidade em uma região segura, mas melhorar a forma como ela é distribuída.
Kiruna é hoje o segundo maior município do mundo em área: são 21 mil km2, onde vivem só 20 mil pessoas. Isso é o equivalente a 122 estádios do Maracanã para cada habitante.
A equipe quer tornar a cidade bem mais densa, além de aproveitar o espaço extra para aumentar o contato dos moradores com a natureza, misturando áreas rurais e de floresta ao centro urbano.
size_590_16_9_kiruna-na-suecia (2)
Kiruna, na Suécia
Projeção da nova estrutura da cidade até o fim do século
Mesmo depois de completar a primeira parte do projeto, a prefeitura espera que a forma final de Kiruna só fique pronta no fim do século.
A planta futura da cidade, bem mais compacta, tem novos setores a norte, sul e leste, a uma distância bem grande da atividade da mina.
Se tudo correr como planejado, Kiruna pode virar uma atração de turismo arquitetônico – quer dizer, para quem se aventurar a enfrentar um mês e meio em que o Sol não se põe no verão e outros 30 dias em que ele não nasce no inverno.
PUBLICIDADE:
13043312_455803514627996_3939444568759317782_n
Rosas Vermelhas,nº055, bairro Jardim das Rosas
Ponta Porã, MS
Art Gesso Ponta Porã LTDA
AGORA COM NOVO NUMERO DE WHASAP. +55 67 98539661