Soja cresce 13,4% ao ano no BrasilResultante tanto do aumento da área cultivada quanto da produtividade

A produção de soja vem crescendo a uma taxa de 13,4% ao ano nas últimas duas décadas, com o aumento de 3,5 milhões de toneladas a cada temporada. Os dados constam na recém-lançada “Análise da área, produção e produtividade da soja no Brasil em duas décadas (1997-2016)”, dos pesquisadores da Embrapa Alvadi Balbinot Junior, Marcelo Hirakuri, Julio Franchini, Henrique Debiasi e Ricardo Ribeiro.

De acordo com a publicação, a produção brasileira saltou de 26 milhões de toneladas na safra 1996/1997 para 95 milhões de toneladas na safra 2015/2016. O incremento é explicado por dois grandes fatores principais, sendo o primeiro o aumento da produtividade – com aproximadamente 34 quilos por hectare (kg/ha) ao ano.

Em segundo lugar, a área cultivada vem sendo expandida em um milhão de hectares a cada temporada. Essas taxas são coincidentes tanto nos dados registrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Apenas na comparação da safra 2016/2017 com a anterior, houve aumento de 17,6 milhões de toneladas. Desse total, apenas cerca de dois milhões de toneladas vieram da expansão da área, enquanto 15,6 milhões de toneladas foram resultado do aumento da produtividade no campo.

“O aumento da produção de soja no Brasil é resultante tanto do aumento da área cultivada quanto da produtividade. Também destacamos que a produtividade da soja brasileira não está estagnada, pelo contrário, vem crescendo a cada ano, assim como a área cultivada. Apesar de a produtividade ser importante, do ponto de vista do negócio, a rentabilidade deve ser a prioridade do produtor”, diz o pesquisador Alvadi Balbinot, da Embrapa Soja. 

Fonte: Agrolink