Seu Facebook pode dizer se você merece um empréstimo ou não

São Paulo – O Facebook registrou uma patente que melhora os resultados das buscas e torna o seu filtro mais efetivo contra spam e conteúdos ofensivos.
Parece bom, né? Mas ela também pode fazer você pensar duas vezes antes de adicionar alguém à sua lista de amigos na rede social.
Com a novidade, instituições financeiras teriam acesso aos seus dados e de seus contatos para decidir se você pode ou não receber crédito. Sim, é tão invasivo quanto parece ser.
O recurso permite que seja feita uma análise de crédito dos seus amigos do Facebook, e se a média deles atingir um certo número, o seu pedido vai para a frente. Se não, pode esquecer.
Segundo o próprio registro da patente: “Quando uma pessoa solicitar um empréstimo, o potencial credor examina os membros que estejam conectados a ele na rede social. Se a avaliação de crédito dos amigos atingir uma nota mínima, o credor continua o processo de pedido de empréstimo. Caso contrário, o pedido é rejeitado”.
Mas antes de começar a deletar todos os amigos caloteiros da sua lista, saiba que nada é certo ainda. O Facebook ainda não implementou essa função da patente – e pode ser que jamais implemente. Sem um anúncio oficial, nos resta a dúvida (as dívidas) e a sensação de estarmos sendo vigiados.EXAME
PUBLICIDADE:
AMAMBAY EMPENHO